Metodologias e Técnicas de Investigação Científica 2023

Objetivo

Permitir a integração de recém-graduados em atividades de investigação e inovação em unidades de I&D da FFUL. Potenciar a atração de futuros estudantes de doutoramento permitindo a sua imersão no ambiente de investigação de uma unidade de I&D da FFUL, integrando equipas que desenvolvem trabalho de investigação científica inovadora, nomeadamente através de projetos financiados pela FCT.

Coordenação:

Rui Moreira (Coordenador)

Madalena Pimentel (Comissão Científica)

Pedro Góis (Comissão Científica)

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Ciências Farmacêuticas e áreas afins cuja formação seja considerada adequada pela Comissão Científica do curso.

Programa

Desenvolvimento do plano de trabalhos de investigação realizado numa unidade de I&D da FFUL sob a orientação de professor ou investigador doutorado, no contexto da UC “Métodos e Técnicas de Investigação”. A formação base pode sempre ser complementada com uma componente opcional de formação em competências transversais e/ou em unidades curriculares isoladas do curso de doutoramento em Farmácia da FFUL.

Nº total de horas:  Adequado ao trabalho de investigação a desenvolver no contexto da UC “Métodos e Técnicas de Investigação”.

Horário: Flexível.

Número de ECTS: O número de créditos de formação obrigatória é de 3 ECTS por trimestre obtidos na UC “Métodos e Técnicas de Investigação”. É possível complementar a formação com UCs de programas de doutoramento da FFUL desde que não seja ultrapassado o limite máximo de 30 ECTS/ano. A duração da componente de formação obrigatória não é contabilizada para efeito de contagem do tempo de estudos no curso de doutoramento em Farmácia da FFUL.

Metodologias de Ensino e Avaliação: Inserção do estudante no ambiente de investigação de uma unidade de I&D da FFUL, integrando equipas que desenvolvem trabalho de investigação científica inovadora.

Aprendizagem e as competências a adquirir pelo estudante: A aprendizagem é baseada numa componente fundamental de trabalho de investigação e orientado por professor ou investigador doutorado da FFUL ou contratado no âmbito de projetos de I&D, e deverá permitir a aquisição de competências em metodologias e técnicas de investigação.

Metodologia de avaliação: A avaliação terá por base um relatório escrito com o trabalho de investigação desenvolvido; a aprovação será expressa por uma nota no intervalo de 10 a 20 valores da escala inteira de 0 a 20.

Critérios de seleção e de seriação: A seleção dos candidatos é feita através da avaliação do Certificado de Habilitação e do Parecer do Responsável da FFUL pelo projeto de investigação a desenvolver pelo candidato.

Local do Curso: Unidades de I&D da FFUL

Valor da inscrição

120 euros/ trimestre

O pagamento só deverá ser efetuado após indicação dos serviços, por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1 e o respetivo comprovativo de pagamento enviado para o email naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt com a indicação do nome do participante, curso e trimestre referente à inscrição.

Candidatura

Deverá efetuar o registo da candidatura através do formulário online. As candidaturas só serão validadas após o envio para o email naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt dos seguintes documentos:

– Certificado de Habilitação de Licenciatura ou Mestrado
– Parecer do responsável da FFUL pelo projeto de investigação a desenvolver pelo candidato

Vagas: variável

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contactar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar o Coordenador do Curso, Professor Doutor Rui Moreira (rmoreira@ff.ulisboa.pt)

Patrocínios