METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Apresentação
Este Curso de Formação Avançada tem como objetivo dotar os estudantes de competências essenciais para a investigação quantitativa em saúde e prática farmacêutica, com particular enfoque em estudos que permitam avaliar o impacto da intervenção farmacêutica ou intervenções em saúde pública no contexto dos cuidados de saúde primários. Após a conclusão, os estudantes estarão capacitados para:
- Identificar um enquadramento teórico-conceptual adequado para um estudo de investigação, definindo hipóteses e resultados esperados;
- Selecionar os desenhos de estudo mais apropriados para avaliar a efetividade de intervenções na prática farmacêutica, incluindo aquelas focadas no uso responsável do medicamento;
- Reconhecer o estado da arte numa área específica do conhecimento científico, através da realização de revisões da literatura e respetiva avaliação crítica;
- Utilizar fontes de dados primários e secundários, procedendo à sua extração, análise quantitativa e reconhecimento das respetivas limitações;
- Compreender os resultados reportados por indivíduos, bem como identificar e utilizar questionários e outras ferramentas de recolha de informação para avaliar diferentes resultados em saúde, incluindo a validação e adaptação cultural dessas ferramentas;
- Comunicar e disseminar os resultados da investigação de forma eficaz, utilizando diferentes plataformas e adaptando a mensagem a distintos públicos-alvo.
Este curso visa, assim, preparar os participantes para responderem aos desafios da investigação quantitativa avançada em saúde e farmácia prática, contribuindo para o progresso científico nestas áreas.
Destina-se principalmente a estudantes de doutoramento e Investigadores na área das ciências da saúde, medicina, enfermagem e ciências farmacêuticas.
Coordenação:
Filipa da Palma Carlos Alves da Costa Azevedo e Silva, Professora Auxiliar com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Afonso Miguel das Neves Cavaco, Professor Catedrático, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Colaborações:
Este curso contará com a colaboração de diversos especialistas de outras instituições, entre as quais:
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
- Robert Gordon University, Aberdeen, United Kingdom
- Faculty for Chemistry and Pharmacy, University of Innsbruck, Austria
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL), Portugal
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Legislação:
Programa
O presente curso decorrerá entre 13 de março de 2026 a 04 de abril de 2026, às sextas-feiras, das 17h00 às 21h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 (horário GMT). e decorrerá inteiramente em formato de ensino à distância (e-learning)
O curso possui um total de 32 horas, as quais equivalem a um total de 6 ECTS.
As horas de formação estão distribuídas do seguinte modo:
- Horas de formação teóricas: 16 horas
- Horas práticas: 16 horas
- Horas de Orientação Tutorial: 6 horas
- Horas de estudo autónomo: 130 horas
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PROGRAMA DO CURSO
Este curso aborda as opções metodológicas quantitativas aplicadas à investigação em saúde, incluindo a sua aplicação na avaliação do impacto dos serviços de farmácia ou em desenvolvimento.
O foco incidirá sobre estudos de natureza quantitativa, incluindo observacionais e experimentais, recorrendo quer a dados primários como secundários. Uma componente do curso focar-se-á na análise estatística dos diferentes tipos de dados quantitativos. Outra componente, mais centrada nos dados primários, focar-se-á no desenvolvimento de diferentes ferramentas para recolha de informação através de questionários aplicados às pessoas ou através do recurso a checklists para observação de comportamentos.
Abordar-se-ão ainda as diferentes metodologias para revisão e análise crítica da literatura, bem como a escrita científica.
Todos os materiais de apoio, incluindo as apresentações e a bibliografia recomendada, estarão disponíveis para consulta com duas semanas de antecedência, permitindo aos participantes uma preparação adequada para os temas a serem discutidos. Durante as sessões presenciais, o tempo será maximizado para debates sobre a aplicabilidade prática dos conceitos nos projetos em curso e para a realização de exercícios que visam consolidar os conhecimentos adquiridos.
O curso está estruturado em 7 módulos (um dos quais mais longo) e será lecionado em inglês, contando com a participação de vários palestrantes provenientes de instituições de ensino superior e investigação científica de renome.
Metodologias de Ensino
METODOLOGIAS DE ENSINO:
A principal metodologia de ensino a utilizar serão palestras por peritos de reconhecido renome a nível internacional. Estas terão a duração máxima de 40 minutos, reservando-se 20 minutos à discussão participada e/ou à aplicação prática dos conceitos introduzidos. Dependendo das temáticas, a aplicação prática poderá centrar-se no refinamento de questões para investigação, em análise de dados em SPSS, pesquisa de informação em Pubmed, análise crítica de artigos, desenvolvimento de questionários ou checklists, e atividades de briefing-debriefing.
APRENDIZAGEM E AS COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELO ESTUDANTE:
Durante o curso serão trabalhadas essencialmente as competências de investigação em serviços de saúde, incluindo a análise crítica da literatura, a formulação de questões para investigação e antecipação das limitações, a discussão de opções metodológicas, as competências para a recolha e análise de informação.
Os estudantes serão avaliados individualmente, ainda que algumas das tarefas propostas possam ser desenvolvidas em grupo.
O primeiro momento de avaliação será na primeira semana e contribuirá para a classificação. Será solicitada uma breve apresentação do projeto de investigação a que se propõem e discutidas possíveis abordagens quantitativas ao projeto ou secções do mesmo.
No final do curso, será solicitado um trabalho escrito (máximo 5 páginas), bem como uma apresentação oral, em que através de prática reflexiva permita aos estudantes repensar a questão inicial, através das metodologias com as quais tiveram contacto; esta reflexão poderá ser centrada na justificação de impossibilidade de aplicar qualquer técnica quantativa ao projeto em causa. Esta componente terá um peso de 40% na avaliação final e implica um número de horas de trabalho autónomo significativo.
Serão facultados artigos metodológicos para escolha, que deverão ser analisados criticamente pelos alunos em grupo, contanto essa componente 20% para a avaliação final.
Haverá ainda uma avaliação na forma de teste escrito online (Multiple Choice Questionnaire) que será valorizado em 40%. A nota final poderá ser revista até +/-10% decorrente da participação ao longo de cada curso ou do conjunto dos dois cursos.
Caso os alunos realizem apenas um dos cursos, a primeira componente tem um peso de 20% e o MCQ de 60% na nota final.
Candidatura
Período de Candidaturas:
1ª fase: 01 a 30 Novembro 2025
2ª fase: 15 Janeiro 2025 a 15 Fevereiro 2026
Data de início e de conclusão do Curso: de 13 de março 2026 a 4 de abril de 2026
Habilitações de Acesso:
Mestrado Integrado em área da Saúde ou equivalente
Áreas cientificas ou de especialização:
Sócio-Farmácia
Critérios de seleção e de seriação:
Para efeitos de seleção e de seriação será tido em consideração a média final de curso, área de especialidade do doutoramento a que se candidata (para doutorandos), área de investigação atual (para investigadores)
- Número mínimo de formandos para funcionamento: 08
- Número máximo de formandos para funcionamento: 30
Emolumentos e Propinas:
- Emolumento de Candidatura: 10€ (Nota: não haverá lugar à devolução do valor de candidatura caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado).
- Propina de Curso: 500€ , 250 € para estudantes de doutoramento externos à FFUL.
- Seguro Escolar: 2,10€
Nota: doutorandos da FFUL que desejem realizar o curso como parte da sua componente curricular obrigatória de 1.º ano estão isentos do pagamento do valor de candidatura e da Propina do Curso.
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Processo de Candidatura:
A candidatura ao curso é realizada de forma exclusiva através da Plataforma FenixEdu da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).
Acesso à Plataforma FenixEdu:
- Caso nunca tenha sido aluno da FFUL deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
- Se é ex-aluno da FFUL e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa. - Se é ex-aluno da FFUL e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para cncg@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.
Após aceder à Plataforma FenixEdu deverá:
- No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos de Formação Avançada” e selecionar o curso desejado;
- Preencher o formulário online e anexar todos os documentos requeridos em formato digital. No processo de candidatura poderá indicar se pretende a emissão da fatura em nome de uma outra entidade/empresa/instituição;
- Selecionar a opção “Submeter”;
As candidaturas apenas serão validadas pelos Serviços Académicos após devido pagamento do Emolumento de Candidatura por parte do candidato.
Contactos
Para informação relativas ao processo de candidatura e organização do curso deverá contatar a Área Académica: doutoramentos@ff.ulisboa.pt