PESQUISA QUANTITATIVA AVANÇADA EM SAÚDE E PRÁTICA FARMACÊUTICA

Apresentação

Este Curso de Formação Avançada tem como objetivo dotar os estudantes de competências essenciais para a investigação quantitativa em saúde e prática farmacêutica, com particular enfoque em estudos que permitam avaliar o impacto da intervenção farmacêutica ou intervenções em saúde pública no contexto dos cuidados de saúde primários. Após a conclusão, os estudantes estarão capacitados para:

  • Identificar um enquadramento teórico-conceptual adequado para um estudo de investigação, definindo hipóteses e resultados esperados;
  • Selecionar os desenhos de estudo mais apropriados para avaliar a efetividade de intervenções na prática farmacêutica, incluindo aquelas focadas no uso responsável do medicamento;
  • Reconhecer o estado da arte numa área específica do conhecimento científico, através da realização de revisões da literatura e respetiva avaliação crítica;
  • Utilizar fontes de dados primários e secundários, procedendo à sua extração, análise quantitativa e reconhecimento das respetivas limitações;
  • Compreender os resultados reportados por indivíduos, bem como identificar e utilizar questionários e outras ferramentas de recolha de informação para avaliar diferentes resultados em saúde, incluindo a validação e adaptação cultural dessas ferramentas;
  • Comunicar e disseminar os resultados da investigação de forma eficaz, utilizando diferentes plataformas e adaptando a mensagem a distintos públicos-alvo.

Este curso visa, assim, preparar os participantes para responderem aos desafios da investigação quantitativa avançada em saúde e farmácia prática, contribuindo para o progresso científico nestas áreas.

Destina-se principalmente a estudantes de doutoramento e Investigadores na área das ciências da saúde, medicina, enfermagem e ciências farmacêuticas.

 

Coordenação:

Filipa Alves da Costa, Professora Auxiliar com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Afonso Miguel das Neves Cavaco, Professor Catedrático, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

 

Colaborações:

Este curso contará com a colaboração de diversos especialistas de outras instituições, entre as quais:

  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Robert Gordon University, Aberdeen, United Kingdom
  • Faculty for Chemistry and Pharmacy, University of Innsbruck, Austria
  • Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL), Portugal

 

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Legislação:

Regulamento n.º 638/2016 – Regulamento dos Cursos Não Conferentes de Grau da Faculdade de Farmácia da ULisboa

Programa

O presente curso decorrerá entre 13 de março de 2026 a 04  de abril de 2026, às sextas-feiras, das 17h00 às 21h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 (horário GMT). e decorrerá inteiramente em formato de ensino à distância (e-learning)

O curso possui um total de 32 horas, as quais equivalem a um total de 6 ECTS.

As horas de formação estão distribuídas do seguinte modo:

  • Horas de formação teóricas: 16 horas
  • Horas práticas: 16 horas
  • Horas de Orientação Tutorial: 6 horas
  • Horas de estudo autónomo: 130 horas

 

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PROGRAMA DO CURSO

Este curso aborda as opções metodológicas quantitativas aplicadas à investigação em saúde, incluindo a sua aplicação na avaliação do impacto dos serviços de farmácia ou em desenvolvimento.

O foco incidirá sobre estudos de natureza quantitativa, incluindo observacionais e experimentais, recorrendo quer a dados primários como secundários. Uma componente do curso focar-se-á na análise estatística dos diferentes tipos de dados quantitativos. Outra componente, mais centrada nos dados primários, focar-se-á no desenvolvimento de diferentes ferramentas para recolha de informação através de questionários aplicados às pessoas ou através do recurso a checklists para observação de comportamentos.

Abordar-se-ão ainda as diferentes metodologias para revisão e análise crítica da literatura, bem como a escrita científica.
Todos os materiais de apoio, incluindo as apresentações e a bibliografia recomendada, estarão disponíveis para consulta com duas semanas de antecedência, permitindo aos participantes uma preparação adequada para os temas a serem discutidos. Durante as sessões presenciais, o tempo será maximizado para debates sobre a aplicabilidade prática dos conceitos nos projetos em curso e para a realização de exercícios que visam consolidar os conhecimentos adquiridos.

O curso está estruturado em 7 módulos (um dos quais mais longo) e será lecionado em inglês, contando com a participação de vários palestrantes provenientes de instituições de ensino superior e investigação científica de renome.

Metodologias de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:

A principal metodologia de ensino a utilizar serão palestras por peritos de reconhecido renome a nível internacional. Estas terão a duração máxima de 40 minutos, reservando-se 20 minutos à discussão participada e/ou à aplicação prática dos conceitos introduzidos. Dependendo das temáticas, a aplicação prática poderá centrar-se no refinamento de questões para investigação, em análise de dados em SPSS, pesquisa de informação em Pubmed, análise crítica de artigos, desenvolvimento de questionários ou checklists, e atividades de briefing-debriefing.

 

APRENDIZAGEM E AS COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELO ESTUDANTE:

Durante o curso serão trabalhadas essencialmente as competências de investigação em serviços de saúde, incluindo a análise crítica da literatura, a formulação de questões para investigação e antecipação das limitações, a discussão de opções metodológicas, as competências para a recolha e análise de informação.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

Os estudantes serão avaliados individualmente, ainda que algumas das tarefas propostas possam ser desenvolvidas em grupo.

O primeiro momento de avaliação será na primeira semana e contribuirá para a classificação. Será solicitada uma breve apresentação do projeto de investigação a que se propõem e discutidas possíveis abordagens quantitativas ao projeto ou secções do mesmo.

No final do curso, será solicitado um trabalho escrito (máximo 5 páginas), bem como uma apresentação oral, em que através de prática reflexiva permita aos estudantes repensar a questão inicial, através das metodologias com as quais tiveram contacto; esta reflexão poderá ser centrada na justificação de impossibilidade de aplicar qualquer técnica quantativa ao projeto em causa. Esta componente terá um peso de 40% na avaliação final e implica um número de horas de trabalho autónomo significativo.

Serão facultados artigos metodológicos para escolha, que deverão ser analisados criticamente pelos alunos em grupo, contanto essa componente 20% para a avaliação final.

Haverá ainda uma avaliação na forma de teste escrito online (Multiple Choice Questionnaire) que será valorizado em 40%. A nota final poderá ser revista até +/-10% decorrente da participação ao longo de cada curso ou do conjunto dos dois cursos.

Caso os alunos realizem apenas um dos cursos, a primeira componente tem um peso de 20% e o MCQ de 60% na nota final.

Candidatura

Período de Candidaturas: 

1ª fase: 01 a 30 Novembro 2025
2ª fase: 15 Janeiro 2025 a 15 Fevereiro 2026

 

Data de início e de conclusão do Curso:  de 13 de março 2026  a 4 de abril de 2026

 

Habilitações de Acesso:

Mestrado Integrado em área da Saúde ou equivalente

 

Áreas cientificas ou de especialização:

Sócio-Farmácia

 

Critérios de seleção e de seriação:

Para efeitos de seleção e de seriação será tido em consideração a média final de curso, área de especialidade do doutoramento a que se candidata (para doutorandos), área de investigação atual (para investigadores)

  • Número mínimo de formandos para funcionamento: 08
  • Número máximo de formandos para funcionamento: 30

 

Emolumentos e Propinas:

  • Emolumento de Candidatura: 10€ (Nota: não haverá lugar à devolução do valor de candidatura caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado).
  • Propina de Curso: 500€ , 250 € para estudantes de doutoramento externos à FFUL.
  • Seguro Escolar: 2,10€

Nota: doutorandos da FFUL que desejem realizar o curso como parte da sua componente curricular obrigatória de 1.º ano estão isentos do pagamento do valor de candidatura e da Propina do Curso. 

 

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Processo de Candidatura:

A candidatura ao curso é realizada de forma exclusiva através da Plataforma FenixEdu da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

Acesso à Plataforma FenixEdu:

  • Caso nunca tenha sido aluno da FFUL deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFUL e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFUL e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para cncg@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Após aceder à Plataforma FenixEdu deverá:

  • No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos de Formação Avançada” e selecionar o curso desejado;
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos requeridos em formato digital. No processo de candidatura poderá indicar se pretende a emissão da fatura em nome de uma outra entidade/empresa/instituição;
  • Selecionar a opção “Submeter”;

As candidaturas apenas serão validadas pelos Serviços Académicos após devido pagamento do Emolumento de Candidatura por parte do candidato.

Contactos

Para informação relativas ao processo de candidatura e organização do curso deverá contatar a Área Académica: doutoramentos@ff.ulisboa.pt

 

 

Apoios e Parceiros