MULTIDISCIPLINARY PROJECT-BASED LEARNING IN PHARMACY

Objetivo

Explorar como os conhecimentos adquiridos em diversas áreas da química, biologia e ciências farmacêuticas podem ser integradas para dar resposta a um problema real.

Destinatários

Programas doutorais de ciências biológicas/farmacêuticas/químicas

Estrutura

O presente curso possui um total de 22,5h de formação e realizar-se-á de 18 de junho a 9 de julho de 2024

Número de ECTS: 6 ECTS

As horas de formação estão distribuídas do seguinte modo:

• Horas teóricas: 4 h (seminários)
  • Horas práticas: 6,5 h (preparação e apresentação dos trabalhos)
  • Horas laboratoriais: 0
  • Horas Orientação Tutorial: 12h ( Organização de grupos e discussão de trabalhos)

Participação presencial de 4 horas, durante 4 terças-feiras consecutivas, das 9h às 13h. O restante tempo será dedicado a trabalhos individuais ao longo de cada semana.

Programa e Avaliação

PROGRAMA

A aprendizagem multidisciplinar baseada em perguntas reais, ou seja, aplicáveis ou já aplicadas em contexto societal, faz parte do Programa de Doutoramento em Farmácia. Esta visa treinar os alunos para abraçar novas formas de pensar, fora da sua área de conforto, para gerar uma nova abordagem, de modo que consigam resolver um problema do mundo real (por exemplo, uma doença pandémica). Para atingir este objetivo, grupos mistos de estudantes (com formação em química, biologia ou ciências farmacêuticas) constituirão o ponto de partida para discussões produtivas que culminarão na elaboração de um projeto capaz de responder ao problema inicial. Adicionalmente, serão dados quatro seminários sobre pesquisa bibliográfica, escrita de artigos científicos, preparação de candidaturas a bolsas de doutoramento, preparação de candidaturas de pós-Doc.

Metodologia de Ensino: Project-based learning (PBL)

Aprendizagem e as competências a adquirir pelo estudante: capacidade de argumentar, expor e partilhar ideias; aumentar a capacidade de trabalhar em grupos de estudo constituídos por pessoas com diferentes áreas de conhecimento; melhorar a leitura e escrita científicas.

Candidaturas e Inscrição:

1ª fase: 1  a 31 de dezembro de 2023

2ª fase : 1 de janeiro a 5 maio de  de 2024

Data de início e de fim do curso: 18 de junho a 9 de julho de 2024

Habilitações de Acesso:

Mestrado

Critérios de seleção e de seriação:

área científica e nota de mestrado

• Número mínimo de formandos para funcionamento: 9

Valor da Inscrição:

• 75€ para inscrições de estudantes em geral.

Nota: doutorandos da FFUL que desejem realizar o curso como parte da sua componente curricular obrigatória de 1.º ano estão isentos do pagamento do valor de Inscrição.

Seguro Escolar: 2.10€

Pela aplicação da alínea e) do ponto 2 do Artigo 42ª dos Estatutos da Universidade de Lisboa, e tendo em conta os termos da atribuição do financiamento PRR no âmbito do programa “Impulso Adultos”, a Unidade Orgânica responsável pela coordenação de cada curso pode atribuir prémios de desempenho escolar.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para doutoramentos@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Aceder à Plataforma FenixEdu.

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Curso de Formação Avançada – Aprendizagem Multidisciplinar Baseada em Projetos em Farmácia”,
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: doutoramentos@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.

Apoios e Parceiros