Mestrado em Engenharia Farmacêutica

Bioengenharia e Produtos Biofarmacêuticos

Objetivos

Proporcionar ao aluno a aquisição e aplicação de conhecimentos sobre a produção de fármacos por via biotecnológica; evidenciar o papel destes fármacos, das fontes de obtenção, à produção propriamente dita. Para atingir estes objetivos fornece ao aluno um conjunto de princípios e conceitos fundamentais sobre culturas celulares e de tecidos, biorreatores, vias de obtenção de biofármacos, da Bioengenharia à Biomedicina.

Conteúdos Programáticos

Fundamentos de Bioengenharia, Biofármacos & Biomedicina. Biocatalisadores: Enzimas e células. Cinética e energética de crescimento. Engenharia de proteínas. Reatores biológicos: geometria e modos de operação. Projeto e modelação de fermentadores. Biossíntese de fármacos. Processos de produção, separação, purificação e validação de biofármacos. Anticorpos monoclonais (terapêuticos e de diagnóstico).Vacinas. Terapia celular e génica. Materiais biocompatíveis. Vetores virais. Aplicações.