Doutoramento Europeu

O Doutoramento Europeu é um título associado ao grau de Doutor conferido por Universidades Europeias, não constituindo em si um grau académico. A ULisboa atribui este título, mediante o cumprimento das condições abaixo indicadas, tal como previsto no Regulamento para Atribuição pela Universidade de Lisboa do Título de Doutoramento Europeu.

1. Estar inscrito como estudante de doutoramento da ULisboa;
  2. Ter realizado um período de investigação não inferior a um trimestre, para preparação da tese de doutoramento, numa universidade ou numa instituição de investigação de outro país europeu que não Portugal, que deverá ser devidamente certificada pela mesma;
  3. Dispor de dois pareceres favoráveis à aceitação da tese de doutoramento, emitidos por dois professores pertencentes a duas instituições de ensino superior de outros dois países europeus;
  4. Integrar no júri da prova pública de Doutoramento um membro oriundo de uma instituição de ensino superior europeu que não seja portuguesa;
  5. Defender uma parte da prova pública de Doutoramento numa língua oficial da União Europeia que não o português.

Entregar requerimento para atribuição do Título de Doutoramento Europeu, dirigido ao Reitor da ULisboa, no Gabinete de Estudos Pós-Graduados da FFULisboa, anexando os seguintes documentos:

• documento comprovativo do período de investigação mencionado no n.º 2 das condições de atribuição;
  • dois pareceres favoráveis à aceitação da tese de doutoramento, emitidos por dois professores pertencentes a duas instituições de ensino superior de outros dois países europeus;
  • pedido de admissão a provas de doutoramento e restante documentação associada.

Caso o requerimento mereça despacho favorável, a atribuição do Título de Doutoramento Europeu constará na certidão de registo, na certidão de conclusão de curso ou na carta doutoral, se estes documentos tiverem sido previamente requeridos pelo doutorando.

Gabinete de Estudos Pós-Graduados: doutoramentos@ff.ulisboa.pt