Organização
Grupo Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa

Instituições Parceiras
Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L
Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa)

Estudantes, profissionais de saúde e investigadores.

“Aproveitando a iniciativa da Semana Internacional do Cérebro 2018, destinada à divulgação da investigação científica na área do cérebro, o Workshop “Novas Substâncias Psicoativas: Uso, Risco e Avaliação” pretende dar a conhecer os resultados obtidos pela equipa nacional do projeto europeu NPS euronet (projeto financiado pela União Europeia – JUST/2014/JDRU/AG/DRUG/7086) no âmbito da investigação de algumas substâncias sintéticas emergentes. Os aspetos abordados incluirão a síntese, análise, predição in-silico da sua farmacocinética, metabolização, screening e, ainda, o uso de modelos in-vitro, ex-vivo e in-vivo para avaliação de alterações neurológicas e comportamentais causadas pelas Novas Substâncias Psicoactivas.

O encontro de carácter multidisciplinar terá também um espaço interativo destinado à visualização de imagens no microscópio sobre a disfunção neuronal (neurodegeneração) e neuro-inflamação, análise por LC-MS/MS, finalizando com uma mesa-redonda para debate e interação com os participantes.”

Programa

Entrada livre limitada a 30 participantes e sujeita inscrição prévia obrigatória até dia 13 de março de 2018.

Secretariado
Mariana Cunha (mariana.xcf@gmail.com)
Sara Carolina Henriques (saracarolina.scdch@gmail.com)