O projeto “Papel dos ectossomas na disseminação da infeção do HIV no SNC e seu contributo na demência” do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) foi distinguido, a 7 de novembro de 2016, com uma bolsa do Programa Gilead GÉNESE 2016 na categoria de Investigação. Este estudo integra investigadores de dois grupos do iMed.ULisboa-FFULisboa: Interações Hospedeiro-Patogeno (José Miguel Azevedo Pereira, Elsa Anes, Marta Calado, David Pires, Nuno Carmo e Quirina Santos Costa) e Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença (Dora Brites, Adelaide Fernandes e Ana Rita Vaz Botelho).

O objetivo geral deste projeto é contribuir para o melhor conhecimento sobre os mecanismos pelos quais a infeção e o processo inflamatório associado ao HIV se difunde no sistema nervoso central (SNC). Concretamente, pretende-se com este projeto explorar a contribuição das vesículas membranares extracelulares, em particular dos ectossomas, na disseminação da infeção, na inflamação e como veículos de microRNAs importantes nos processos de degenerescência neuronal.

O Programa Gilead GÉNESE pretende incentivar, a nível nacional, a investigação, a produção e partilha de conhecimento científico e viabilizar iniciativas para a implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes.