Um grupo de investigadores do iMed.ULisboa foi finalista da 1.ª edição do Prémio Jorge Ruas: Inovação em Tecnologia Farmacêutica, no âmbito do Tecnimede Open Innovation Competition.

Segundo Gonçalo Garcia, porta-voz do grupo de investigadores, o projeto finalista “NEXOLIVAD” apresenta uma abordagem inovadora para o tratamento da doença de Alzheimer, utilizando exossomas – vesículas naturais de comunicação celular – modificadas para transportar uma carga terapêutica capaz de atuar sobre múltiplos alvos da doença.

A equipa, constituída por Gonçalo Garcia, Dora Brites, Joana Miranda, Elsa Rodrigues, Mafalda Migueis, João Estarreja da FFUL e iMed.ULisboa, Artemizia Évora, ex-aluna da FFUL e  José Fernandez (Universidade do País Basco), tem demonstrado resultados promissores em testes pré-clínicos, incluindo melhorias comportamentais em modelos animais, e pretende avançar para avaliação de biossegurança e proteção da propriedade intelectual através de patentes internacionais.

O Prémio Jorge Ruas distingue inovações disruptivas na área da tecnologia farmacêutica, avaliadas por um painel internacional de académicos e empresários do setor, atribuindo um prémio de monetário de 100.000 €.

A entrega do prémio realizou-se no dia 17 de setembro, na sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa, em parceria com a HiSeedTech.

Mais informações aqui.