A Universidade de Lisboa integra o consórcio internacional vencedor do concurso EU4Health (UE para a Saúde), um programa de financiamento europeu dedicado à investigação translacional e à promoção da saúde. Da equipa portuguesa fazem parte as professoras Filipa Alves da Costa e Rita Guedes, da Faculdade de Farmácia, através dos grupos de investigação “Saúde Pública e Utilização de Medicamentos” e “Química Medicinal Computacional” do iMed.ULisboa, contando ainda com o apoio da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O projeto vencedor, denominado “PACE — Pathway to Equitable Access: Expanding Cancer Prevention Vaccination in European Prison Settings”, tem como objetivo reduzir o impacto dos cancros associados ao vírus do papiloma humano (HPV) e às hepatites virais (HBV e HCV) em populações prisionais, um dos grupos mais vulneráveis e com maiores iniquidades no acesso à saúde, devido a barreiras estruturais, culturais e operacionais.
O PACE foi concebido para testar e implementar modelos inovadores e adaptados às realidades locais de sete países europeus: Itália (país coordenador), Portugal, França, Grécia, Chipre, República da Moldávia e Roménia. Em Portugal, as intervenções decorrerão em estabelecimentos prisionais, em estreita colaboração com a DGRSP, e incidem no reforço do acesso à vacinação, rastreio e ligação aos cuidados de saúde, promovendo soluções sustentáveis e replicáveis.
A Universidade de Lisboa lidera o Pacote de Trabalho 7, dedicado ao desenvolvimento de um sistema de monitorização que permitirá avaliar, de forma conciliada, o impacto das intervenções implementadas, nomeadamente a vacinação contra o HPV e a hepatite B, nos diferentes países participantes.
O projeto contempla também o desenvolvimento do Prison Implementation Compass, um quadro prático que orientará a replicação destas boas práticas noutros contextos prisionais europeus.
O PACE, financiado em cerca de 904.000 euros, dos quais 107.000 euros foram atribuídos à Universidade de Lisboa, terá a duração de 36 meses, com início previsto para novembro de 2025.
No âmbito do projeto será atribuída uma bolsa de doutoramento na Universidade de Pisa, entidade coordenadora do consórcio, liderada pela Prof.ª Lara Tavoschi. A bolsa de 3 anos inclui coorientação da Universidade de Lisboa. As candidaturas decorrem até 18 de julho de 2025 (consulte aqui o regulamento da bolsa).
O PACE contribui ativamente para os Objetivos de Eliminação da Hepatite da Organização Mundial da Saúde e para o Plano Europeu de Luta contra o Cancro, reforçando o compromisso da Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa e dos seus investigadores na promoção da saúde pública e na redução das iniquidades, particularmente em contextos prisionais.