A Agenda VIIAFOOD, projeto apoiado ao abrigo do PRR (www.recuperarportugal.gov.pt), visa promover a transformação estrutural do setor Agroalimentar em linha com o propósito estabelecido no Pacto para a Competitividade e Internacionalização deste setor nacional. Para o efeito, a Agenda VIIAFOOD pretende criar uma plataforma nacional para o desenvolvimento e industrialização de produtos, processos e serviços inovadores, materializando-se num plano estratégico concertado, com medidas e ações conjuntas orientadas aos objetivos transversais do Setor. Com efeito, a Agenda VIIAFOOD pretende reforçar a colaboração entre as empresas da indústria agroalimentar, empresas de outras indústrias relacionadas e entidades de Investigação & Desenvolvimento para alavancar a criação de sinergias e a transferência de conhecimento e tecnologias de modo a (re)industrializar o Setor Agroalimentar Português.

A FFUL é uma das 49 entidades beneficiárias deste consórcio, estando a desenvolver o projeto Recovery of waste from olive oil presses (HidroX). O projeto HidroX pretende demonstrar, através de processos emergentes de extração, purificação e estabilização dos compostos bioativos, a viabilidade dos extratos para a indústria alimentar, nutracêutica, farmacêutica e/ou cosmética e produtos alimentares enriquecidos com OHTYR. O projeto HidroX assenta na validação da bioatividade inerente aos extratos ricos em OHTYR.

São entidades parceiras o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)SOVENA PORTUGAL – CONSUMER GOODS, S.A. e a Perfinox – Indústria Metalúrgica, S.A.

• Etiqueta:

Inauguração do Centro do Medicamento e Saúde (CeMS) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Prémio de Melhor Comunicação Oral para estudante de Doutoramento em Farmácia da FFUL

Carla Torre Reeleita Membro do Comité de Medicamentos para Uso Humano

Explorar os Recursos Educacionais Abertos – Programa Unite!

“Nanoplásticos, um problema vezes três?” – Publicação na Revista Farmácia Clínica

Visita de Alunos Holandeses

Consulta Pública: Modificação do Regulamento Conducente ao Grau de Mestre

Eleição do Diretor da FFUL | Candidaturas 2024

Futurália 2024 – Maior Procura pelo MICF na FFUL

DESCRIÇÃO DA AGENDA

A Agenda VIIAFOOD visa promover a transformação estrutural do setor Agroalimentar em linha com o propósito estabelecido no Pacto para a Competitividade e Internacionalização do Setor Agroalimentar, através da criação de uma plataforma, à escala nacional, para o desenvolvimento de inovadores produtos, processos e serviços, materializando-se num plano estratégico concertado, com medidas e ações conjuntas e orientadas aos objetivos comuns do Setor.

Sumariamente, a Agenda VIIAFOOD pretende alcançar os seguintes objetivos:

– Desenvolvimento de formulação de novos produtos alimentares e adoção de tecnologias inovadoras e avançadas para o seu processamento e produção;

– Conceptualização e implementação de processos e tecnologias de produção novos e inovadores, nomeadamente através do desenvolvimento e validação de equipamentos e tecnologias sofisticadas capazes de aumentar a sustentabilidade, a eficiência energética e global do processo de fabrico, de reduzir a quantidade de resíduos alimentares, de aumentar a capacidade, flexibilidade e eficiência produtiva da indústria Agroalimentar e potenciar a assimilação de novas tecnologias na perfeição alinhado com o paradigma da Indústria 4.0;

– Desenvolvimento de novas soluções e funcionalidades de packaging alimentar e de bebidas, que potenciem a eficiência e sustentabilidade do packaging, assegurando a manutenção das propriedades, qualidade e a segurança alimentar, bem como alavancar a adoção de processos e tecnologias de embalagem inovadoras e avançadas;

– Desenvolvimento e assimilação da capacidade de realizar testes de qualidade de produtos alimentares, certificação e avaliar a aceitação do consumidor.

Título do Projeto: Agenda VIIAFOOD – Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação comercial para o AgroAlimentar (n.º C644929456-00000040)

Líder do Consórcio: MC SHARED SERVICES S.A.

Nº de Entidades do Consórcio: 49 entidades beneficiárias

Custo total elegível*: 113 739 250,88€

Apoio Financeiro Total*: 57.872.203,29€

*para a Agenda como um todo

Na Agenda VIIAFOOD insere-se o projeto HidroX desenvolvido pela FFUL:

Designação do projeto: Recovery of waste from olive oil presses (HidroX)

Código do Projeto (WorkPackage): WP8

Região de Intervenção: Lisboa

Entidade Beneficiária: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Data de início do projeto: 01/07/2022

Data de fim do projeto: 31/12/2025

Duração: 42 meses

Investimento da Entidade: 326 621,55 EUROS

Entidade Parceiras:

• Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)
  • SOVENA PORTUGAL – CONSUMER GOODS, S.A.
  • Perfinox – Indústria Metalúrgica, S.A.

Âmbito: