Um projeto de investigação na área da Imunoterapia desenvolvido pela FFUL em articulação com a Universidade de Tel Aviv (UTA) foi selecionado, em junho de 2021, para integrar programa internacional do Nanotechnology Characterization Laboratory (NCL) estabelecido pelo National Cancer Institute (NCI), nos Estados Unidos da América.

O estudo, coordenado por Helena Florindo (FFUL) e Ronit Satchi-Fainaro (UTA), incide numa imunoterapia constituída por nanopartículas que visa ativar células imunes com o objetivo de melhorar a eficácia terapêutica e potenciar a eliminação de cancro. A integração do trabalho no programa de caracterização do NCL oferece a caracterização detalhada das propriedades físico-químicas da formulação, permite avaliar (por um laboratório independente) a respetiva segurança e eficácia e ainda valida a viabilidade para uso clínico.

Os resultados do processo de caracterização serão determinantes para acelerar a conversão da imunoterapia em novas terapêuticas junto de pacientes oncológicos.