Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, foi eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na reunião de 3 de outubro de 2024. Esta nomeação reflete a confiança da  Europa «na sua capacidade de contribuir para a Rede Europeia de Regulação do Medicamento, que integra as autoridades nacionais dos Estados-membros e a EMA.»

O também docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa já representava Portugal no Conselho de Administração da EMA, desde 2016, sendo também presidente do INFARMED (desde 2019).

Após a eleição, Rui Santos Ivo expressou a sua satisfação dizendo que “é uma honra assumir este novo desafio, especialmente num momento em que a colaboração e cooperação na área do medicamento, em particular, e da saúde em geral, é fundamental”.

Esta nomeação fortalece a posição de Portugal e do INFARMED no palco europeu da regulação de medicamentos e representa um reconhecimento do contributo nacional para a saúde pública na União Europeia.

Fonte: INFARMED
Fotografia: INFARMED