Decorreu hoje a inauguração do laboratório colaborativo FFUL-LX Bio, no Salão Nobre da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

A inauguração contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que teve oportunidade de fazer uma visita ao espaço, durante a qual o professor João Gonçalves, coordenador científico na LXBio, demonstrou como funcionam os equipamentos e qual a sua finalidade.

Após a visita, a Diretora da FFUL, a Professora Graça Soveral, deu início à sessão caracterizando este evento como “um marco importante” que está em linha com a missão institucional da FFUL: “fomentar a articulação entre a investigação científica de excelência, a inovação tecnológica e a transferência de conhecimento para a sociedade”.

Jorge Brandão, Vice-presidente da LX Bio, referiu na sua intervenção a importância de a ciência ter um impacto na vida das pessoas e o Professor João Gonçalves apresentou à audiência em que consiste este projeto, que já está a decorrer na faculdade. Ana Paula Martins, reforçou também a importância das parcerias entre as instituições de ensino e as empresas privadas como uma fórmula que traz benefícios a ambas as partes.

Este laboratório colaborativo é uma parceria entre a FFUL e a LX Bio dedicado à investigação e desenvolvimento de células CAR-T e anticorpos monoclonais, com capacidade para produção eficiente de pequenos lotes destinados à investigação pré-clínica e ensaios clínicos em fase inicial.