A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) participou na apresentação de novas descobertas no âmbito do projeto europeu Vax2Muc, que procura desenvolver uma vacina para a mucosa do estômago contra Helicobacter pylori e outros patogénios do trato gastrointestinal. 

O trabalho, apresentado por Tomás Concha Almeida, estudante de doutoramento na FFUL, focou-se na produção de nanopartículas de quitosano, que graças à sua carga positiva permitem transportar vacinas até à mucosa gastrointestinal. Recorreu-se a uma metodologia de Design of Experiments, que permitiu identificar as condições ideais para produzir nanopartículas consistentes e de elevada qualidade. 

Estes resultados representam um passo importante para o desenvolvimento de uma vacina capaz de resistir ao ambiente ácido do estômago e desencadear imunidade local. 

O projeto Vax2Muc é composto por uma equipa multidisciplinar de várias nacionalidades, estando Portugal representado pelos Investigadores António Almeida (Investigador Principal) e Lídia Maria Diogo Gonçalves (Investigadora) do grupo de investigação do iMed.Ulisboa, Advanced Technologies for Drug Delivery.  

Consulte aqui a apresentação completa.