Joana Marto, especialista em Tecnologia Farmacêutica e professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), foi a convidada do terceiro episódio de “The Skin Show”, uma iniciativa da L’Oréal Dermatological Beauty e da Farmácia Distribuição. Neste episódio, a docente esclarece dúvidas comuns que podem surgir sobre o tratamento da acne, tanto na adolescência como na idade adulta.
Ingredientes-chave no combate à acne
Entre os ingredientes mais eficazes no tratamento da acne, Joana Marto destaca os alfa-hidroxiácidos, como o ácido láctico e o ácido glicólico, reconhecidos pela sua ação queratolítica, que ajuda a prevenir a proliferação celular e a reduzir a inflamação. Outros ativos de relevo incluem o retinol e o ácido salicílico, eficazes na regulação da produção de sebo, e ainda a niacinamida, que atua tanto na inflamação como na oleosidade da pele.
Dermocosmética como aliada terapêutica
Joana Marto sublinha o papel da dermocosmética como um complemento importante na gestão da acne. “Os cosméticos e a própria indústria cosmética contribuem ativamente para o controlo da acne”, reforçando, contudo a importancia de se ter uma rotina diária e consistente da utilização dos produtos cosméticos de forma a garantir a eficácia do tratamento.
A importância das galénicas e do aconselhamento farmacêutico
Segundo Joana Marto, “uma pele com tendência acnéica produz mais sebo, brilha mais ao longo do dia, por isso temos de escolher as galénicas mais adequadas para a patologia”. A professora da FFUL destaca ainda o papel do farmacêutico na escolha do produto certo: “é importante o farmacêutico perceber quem é que tem à frente, ou seja, conhecer o doente para conseguir perceber, principalmente num adolescente, qual é a sua rotina e qual é o produto mais apropriado”.