Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de investigação da Unidade de Farmacovigilância Setúbal e Santarém

						
						
					

Doutoramento em Saúde Planetária da ULisboa inicia com conferência aberta no Pavilhão de Portugal

O inovador Doutoramento em Saúde Planetária da Universidade de Lisboa (ULisboa) terá início no dia 17 de outubro de 2025, com uma sessão de abertura pública que decorrerá no Pavilhão de Portugal.

A sessão contará com a palestra inaugural “Advancing the Health of People and the Planet”, apresentada em formato híbrido por Renzo Guinto, Professor Associado da National University of Singapore e um dos pioneiros mundiais no emergente campo da Saúde Planetária.

Nesta palestra, Renzo Guinto abordará estratégias em educação, políticas públicas e práticas inovadoras que fortalecem comunidades e sistemas de saúde na resposta aos desafios globais, sublinhando a importância da investigação, colaboração e liderança na construção de um futuro sustentável e saudável.

A sessão é aberta ao público, mediante inscrição prévia até 15 de outubro.

Programa e mais informações aqui.
						
						
					

Prémio ULisboa - redeSAÚDE 2025

A Universidade de Lisboa anuncia a edição de 2025 dos Prémios ULisboa – redeSAÚDE, que distinguem os melhores trabalhos académicos de Mestrado e Doutoramento desenvolvidos na ULisboa na área da Saúde, em vertentes científicas, tecnológicas, sociais ou humanas.

As áreas a concurso incluem Oncologia ou Medicina de Precisão, Sistemas de Saúde, Empreendedorismo ou Transição Digital, Imunologia ou Doenças Infecciosas e Envelhecimento, Doenças Cardiovasculares ou Neurodegenerativas.

Serão atribuídos 250€ ao melhor trabalho de Mestrado e 1.000€ ao melhor trabalho de Doutoramento. A entrega dos prémios decorrerá durante a 9.ª Conferência Anual da redeSAÚDE, no dia 26 de novembro de 2025.

As candidaturas estão a decorrer até 12 de novembro de 2025, através do seguinte formulário.

Mais informações em ULisboa.

						
						
					

“Boron a Hot-Spot in the Periodic Table for Chemical Biology”

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87844825053?pwd=Qkozd2pKU2RSelZ0MzdSUFRvM3hjZz09
						
						
					

Quatro Aspetos a Considerar ao Escrever um Artigo Científico

A redação de artigos científicos exige mais do que conhecimento técnico — requer atenção à forma como comunicamos, colaboramos e contribuímos para o avanço da nossa área. Para que o artigo chegue ao maior número possível de pessoas há alguma regras que se deve ter em consideração. Deixamos aqui ficam quatro dicas a considerar: 1. Usar uma terminologia comum e consistente Estabelecer um glossário partilhado e utilizar os mesmos termos ao longo do manuscrito ajuda a evitar ambiguidades e facilita a compreensão entre investigadores da mesma área. 2. Incluir termos MeSH no título e resumo Os termos MeSH (Medical Subject Headings) são fundamentais para a indexação em bases de dados científicas. Usá-los melhora a visibilidade do artigo e facilita a sua descoberta por outros investigadores. 3. Escolher referências que reforcem a tua área Ao selecionar bibliografia, considera o impacto que esses artigos têm e as revistas científicas onde estão publicados. Referenciar revistas da área contribui para o seu reconhecimento e desenvolvimento. 4. Valorizar o feedback editorial As sugestões dos editores, revisores e conselhos editoriais são oportunidades para melhorar o manuscrito. Receber críticas construtivas com abertura fortalece o trabalho e promove um ambiente colaborativo na comunidade científica. Estes e outros temas serão abordados no curso de escrita científica, oferecido pela FFUL, que tem como objetivo principal ajudar os investigadores, estudantes de doutoramento e profissionais a aumentar o alcance das suas publicações e, consequentemente, o seu impacto.
						
						
					

Anúncio para um Recrutamento e Seleção de um(a) Técnico(a) de Investigação - Aviso n.º TI/4/FARM-ID/2025