Eric Charles Raymond Abadie, Professor Associado Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), faleceu a 23 de abril de 2019.

O Professor Eric Abadie era médico diabetologista no Hospital Ambroise Paré em Paris e especialista em Ciência Regulamentar, uma área para cujo desenvolvimento e consolidação contribuiu de forma intensa. Na Agência Europeia do Medicamento o Professor Eric Abadie desempenhou, desde a sua fundação em 1995 até 2012 uma missão determinante para o desenvolvimento do sistema regulamentar europeu na área do medicamento e da sua projeção internacional a nível do ICH (The International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use). A sua multidisclipinaridade, o conhecimento profundo do medicamento, da sua utilização clínica e dos procedimentos de desenvolvimento e aprovação, conciliados com as ímpares qualidades humanas constituíram uma forte mais valia e um privilégio com que honrou o ensino na área regulamentar da nossa Faculdade.

A Direção da FFULisboa e a Coordenação do Mestrado em Regulação e Avaliação de Medicamentos e Produtos de Saúde (RAMPS) da FFULisboa lamentam o desaparecimento precoce do Professor Eric Abadie que constitui uma perda para a Comunidade Científica e para a FFULisboa.