Curso Pós-Graduado de Atualização: Programa Avançado de Gestão do Medicamento (PAGeM)

Objetivos

PAGeM tem como principal objetivo, capacitar os dirigentes e gestores intermédios de serviços de saúde para a tomada de decisão e gestão associada aos desafios presentes e futuros da tecnologia medicamento no sistema de saúde.

Coordenação

1. PAGeM será coordenado e acompanhado científica e pedagogicamente pelo respetivo Coordenador, Professor Doutor Rogério Gaspar (FFULisboa).
  2. Fazem parte da Comissão Organizadora do PAGeM: Professor Doutor Rogério Gaspar (FFULisboa), Professora Doutora Sofia Oliveira Martins (FFULisboa), Professora Doutora Carla Barros (FFULisboa), Professora Doutora Ana Paula Martins (FFULisboa e OF), Dra. Helena Farinha (OF), Dr. António Paulo Melo Gouveia (OF) e Dr. Alexandre Lourenço (APAH), Dr. Victor Herdeiro (APAH), Dr. Francisco Ramos (APAH), Dr. Pedro Roldão (APAH), Dr. João Oliveira (APAH), Dra. Élia Costa Gomes (APAH) e Dr. Miguel Lopes (APAH).

Datas da realização do curso: 22 de fevereiro a 22 de junho de 2019

Duração: Duração total de 120 horas letivas presenciais e 120 horas letivas à distância com utilização de suporte em e-learning (b-learning modo “flipped-class”).

Modalidade: Presencial e B-learning

• Módulo 1 | Organização do sistema de saúde
    Coordenador: Francisco Ramos (IPO-Lx)
    Datas: 22 e 23 de fevereiro e 1 e 2 de março de 2019
  • Módulo 2 | Regulação, Legislação e Politica do Medicamento
    Coordenadores: Rogério Gaspar e Sofia Oliveira Martins (FFUL)
    Datas: 8, 9 15 e 16 de março de 2019
  • Módulo 3 | Desenvolvimento Tecnológico e Avaliação Tecnologias da Saúde
    Coordenadores: Ana Paula Martins e Rogério Gaspar (FFUL)
    Datas: 29 e 30 de março e 5 e 6 de abril de 2019
  • Módulo 4 | Farmácia Hospitalar e Gestão do Medicamento
    Coordenadores: Carla Barros e Fátima Falcão (FFUL)
    Datas: 26 e 27 de abril e 3 e 4 de maio de 2019
  • Módulo 5 | Sistemas de Informação e Apoio à Decisão
    Coordenador: Teresa Magalhães (Administradora, Doutorada ENSP, CHLN)
    Datas: 17, 18, 24 e 25 de maio de 2019
  • Módulo 6 | Gestão comportamental
    Coordenadores: Luis Curral e Maria José Chambel (FPUL)
    Datas: 7, 8, 14 e 15 de junho de 2019

PAGeM destina-se a:

1. Administradores hospitalares e gestores de serviços de saúde do setor público, privado e social;
  2. Farmacêuticos do setor hospitalar e comunitário;
  3. Diretores de serviços clínicos, chefes de serviço e outros profissionais do setor da saúde com interesse na gestão do circuito do medicamento.

Habilitações de Acesso: com formação universitária correspondente ao exercício das funções e competências acima descritas.

Avaliação curricular: carta de motivação e curriculum vitae.

Sextas-feiras das 14h00 às 18h00 e sábados das 9h00 às 18h00.

Propinas

PAGeM permite que o pagamento em duas modalidades:

Modalidade 1:
Valor total: 1500€
Prazo de Pagamento: até 15 de fevereiro de 2019.

Modalidade 2:
1.ª Prestação: 750€ até ao dia 15 de fevereiro de 2019;
2.ª Prestação: 750€ até ao dia 15 de abril de 2019.

Após a comunicação dos resultados, os Serviços Académicos desta Faculdade disponibilizam o NIB/IBAN para proceder ao pagamento por transferência bancária. As inscrições só ficam válidas após a receção do comprovativo de pagamento.

Metodologia de avaliação:

1. Teste de escolha múltipla para cada módulo a realizar em 60 minutos (50%)
  2. Temas distribuídos para trabalhos de grupos no início do PAGeM a entregar e apresentar no final (50%) com tutor designado por tema e grupos multidisciplinares.

Candidatura

As inscrições para o PAGeM são realizadas via Formulário Online até ao dia 31 de janeiro de 2019.

Após terminar a sua inscrição deverá enviar por e-mail (posgraduados@ff.ulisboa.pt) a carta de motivação e o curriculum vitae.

N.º de vagas: n.º mínimo: 20 e nº máximo: 30

Comunicação dos resultados: 11 de fevereiro de 2019