Investigadores do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) foram  distinguidos, a 6 de abril de 2017, com duas bolsas do Programa Gilead GÉNESE – Investigação 2016.

O projeto “Papel dos ectossomas na disseminação da infeção do HIV no SNC e seu contributo na demência”, liderado pelo Professor José Miguel Azevedo Pereira, integra membros de dois grupos do iMed.ULisboa da FFULisboa, nomeadamente Interações Hospedeiro-Patogeno (Elsa Anes, Marta Calado, David Pires, Nuno Carmo e Quirina dos Santos Costa) e Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença (Dora Brites, Adelaide Fernandes e Ana Rita Vaz Botelho). O objetivo geral deste projeto é contribuir para o melhor conhecimento sobre os mecanismos pelos quais a infeção e o processo inflamatório associado ao HIV se difunde no sistema nervoso central (SNC). Concretamente, pretende-se com este projeto explorar a contribuição das vesículas membranares extracelulares, em particular dos ectossomas, na disseminação da infeção, na inflamação e como veículos de microRNAs importantes nos processos de degenerescência neuronal.

O projeto “VIH_TRANFERSOME: Inibidor de fusão veiculado em Transfersomas para libertação transdérmica”, liderado pela Professora Quirina dos Santos Costa, integra membros do iMed.ULisboa da FFULisboa (Andreia Ascenso, Sandra Simões, José Azevedo Pereira), do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica / FFULisboa (Maria Rosário Bronze) e do Instituto de Medicina Molecular (Filomena Carvalho e Nuno Santos). O objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma formulação inovadora para o fármaco enfuvirtide (T-20): uma abordagem terapêutica não invasiva, indolor e cómoda, com vista ao aumento da adesão à terapêutica, sem os inconvenientes da via injetável. A formulação estável tem por base sistemas de nanoparticulas lipídicas especialmente concebida para aplicação tópica (na pele) contendo o T-20 incorporado em vesículas ultra-deformáveis, para posterior libertação transdérmica. Este novo conceito trará claros benefícios societais e clínicos no tratamento da infeção VIH/SIDA, nomeadamente, na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos infectados com VIH/SIDA, principalmente em pediatria e geriatria.

A cerimónia pública decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, tendo estado presentes vários investigadores dos projetos distinguidos, assim como alguns membros da FFULisboa, tais como: Professora Matilde Castro, Diretora da FFULisboa; Professora Beatriz Lima, Subdiretora da FFULisboa e Presidente do Departamento de Ciências Farmacológicas da FFULisboa; Professora Maria Henriques, Presidente do Conselho Pedagógico da FFULisboa e Professor Rogério Gaspar, Presidente do Departamento de Sócio-Farmácia da FFULisboa.

Fotografias
Crédito: Inês Lourenço e Tozé Canaveira