Filipa Duarte-Ramos, Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) foi distinguida, a 26 de setembro de 2016, com o Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira pela realização do projeto “Pharmacoepidemiology of transthyretin familial amyloid polyneuropathy in Portugal”. A investigação sobre paramiloidose foi desenvolvida por uma equipa pluridisciplinar que, para além da Docente do Departamento de Sócio Farmácia da FFULisboa, integrou Mestre Mónica Inês – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMULisboa), Instituto de Medicina Molecular (iMM);  Mestre Marta Soares – Centre for Health Economics, University of York, York, United Kingdom; Dra. Teresa Coelho – Corino de Andrade Unit, Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto and Department of Neurosciences, Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto; Dra. Isabel Conceição – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular e Department of Neurosciences, Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte; Professor Doutor Mamede de Carvalho – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular e Department of Neurosciences, Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte e Professor Doutor João Costa – Clinical Pharmacology Unit, Instituto de Medicina Molecular, Laboratory of Clinical Pharmacology and Therapeutics, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Center for Evidence Based-Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O projeto premiado decorre do trabalho associado à tese de doutoramento da Mestre Mónica Inês, aluna de doutoramento do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sob a orientação dos Professores Doutores João Costa e Mamede de Carvalho. Neste âmbito, o contributo da Professora Filipa Duarte-Ramos da FFULisboa incidiu sobretudo nas componentes da Epidemiologia e da Farmacoepidemiologia do projeto. O trabalho permitiu obter, pela primeira vez, uma caracterização epidemiológica da paramiloidose a nível nacional, desencadeando um elevado interesse por parte da comunidade científica e clínica desta área.

O galardão, atribuído pela Ordem dos Farmacêuticos (OF), visa distinguir anualmente o melhor projeto científico desenvolvido por farmacêuticos portugueses na área da Saúde Pública, cujo contributo destaque o papel do farmacêutico na sociedade e a sua valorização naquela área. A cerimónia de entrega do Prémio realizou-se a 26 de setembro, em Lisboa, durante a Sessão Solene das comemorações do Dia do Farmacêutico 2016 promovidas pela OF.

Nota de Imprensa

Fotos da Sessão Solene