Pfizer-Logo

Maria Alexandra Brito, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), e coordenadora do Laboratório Neurovascular do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) sediado na mesma Faculdade, foi distinguida com  uma “Pfizer Medical Grant” no âmbito do concurso competitivo subordinado ao tópico “Data generation on the treatment of Metastatic Breast Cancer with CDK 4/6 inhibitors”.

O projeto premiado, intitulado “Pipeline de descoberta de inibidores da CDK4/6 para o tratamento do cancro da mama metastático” tem como objetivo descobrir um novo fármaco para o tratamento de metástases de cancro da mama, atuando em múltiplos alvos de modo a evitar o desenvolvimento de resistência ao tratamento, considerando ainda a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica para o tratamento das metástases encefálicas. Para o efeito, serão usadas ferramentas computacionais para a descoberta de moléculas candidatas e modelos pré-clínicos relevantes para avaliação da sua atividade e segurança.

Globalmente, este projeto terá um grande impacto num problema de saúde global, melhorando a qualidade e esperança de vida de doentes com cancro da mama metastático, e trazendo enormes benefícios económicos e sociais. A equipa liderada pela Professora da FFUL conta com um especialista em Ciências Computacionais, André Falcão, e duas estudantes de doutoramento em Farmácia da FFUL (Joana Godinho-Pereira e Ana Rita Garcia).

Veja o vídeo de divulgação Pfizer.