O uso responsável de ferramentas de inteligência artificial (IA) na ciência e ensino superior é um tema de debate e preocupação generalizados, especialmente com a chegada do ChatGPT e de outras ferramentas similares. Nesse contexto, a Universidade de Lisboa partilha conhecimento e considerações importantes para a sua comunidade, incluindo docentes, investigadores, pessoal técnico e administrativo e estudantes.
Proibir o uso de IA seria ineficaz. Precisamos, antes, de adotar abordagens para que estas ferramentas sejam usadas de forma efetiva e apropriada, em alinhamento com a missão, objetivos e valores da Universidade. A Universidade de Lisboa incentiva a discussão sobre as consequências imediatas da IA na aprendizagem e no ensino, na investigação e na inovação, assim como o papel mais amplo da Universidade em relação ao impacto da IA na sociedade. O objetivo é monitorizar o desenvolvimento dessas tecnologias, consultar os especialistas ecompartilhar conselhos e melhores práticas, à medida que o uso de ferramentas de inteligência artificial evolui.
Tópicos: Fontes de informação; dados e algoritmos; propriedade intelectual e direitos de autor; privacidade; segurança de dados; equidade; eficiência e produtividade; ensino, aprendizagem e avaliação; interdisciplinaridade e novas formas de trabalho.
14:30-15:45
Conferência
Arlindo Oliveira, IST
15:45-16:15
Coffee-break
16:15-17:45
Debate
Moderador: Pedro Magalhães, ICS
Convidados: Mário Figueiredo, IST; Cátia Pesquita, FC; Luís Tinoca, IE; Patrícia Rosado Pinto, NOVA; Catarina Ruivo, FAL