Rede Privada Virtual (VPN)

Rede Privada Virtual (VPN)

Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network – VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada pelas organizações, construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet).

O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos standard, não necessariamente seguros. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por “túneis” que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

A Faculdade de Farmácia fornece, através da Universidade de Lisboa, o serviço de VPN aos seus utilizadores para que estes possam, fora da Universidade, aceder a conteúdos que só estariam disponíveis internamente.

Para aceder à VPN, é necessário que se autentiquem utilizando para isso o seu email institucional (da Faculdade de Farmácia ou da conta EDU ULisboa) e a respetiva palavra-chave.

Caso não tenha e-mail institucional, pode requerê-lo contactando o Núcleo de Informática e Telecomunicações.

Configuração da VPN

  1. Configurar Agente GlobalProtect ULisboa – https://www.ff.ulisboa.pt/servicos-online/#configuraodavpn-redeprivadavirtual

Utilização da VPN

A VPN permite a todos os utilizadores autenticados, o acesso a recursos internos, mesmo estando fora da rede da Faculdade de Farmácia, como por exemplo:

Partilhar