Unidade de Radioisótopos

A Unidade de Radioisótopos (de emissão beta) da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa é uma Instalação de Investigação e Ensino licenciada pela Direção Geral de Saúde, que foi construída de raiz especificamente para o efeito. Está localizada no Edifício F no Campus Lumiar. É constituída por 5 salas/laboratórios projetadas e equipadas para ser um laboratório de Investigação e Ensino. Inclui áreas para marcação de proteínas, macromoléculas e outros compostos de baixo peso molecular, por modificação química. A sua proximidade física com o Biotério permite a realização de estudos in vivo nomeadamente estudos de farmacocinética, biodistribuição e estudos metabólicos.

Este laboratório tem regras estritas impulsionado por requisitos para a melhoria da segurança dos trabalhadores no manuseio de amostras radioativas. Todos os novos utilizadores devem executar treino de segurança de radiação.

Serviços

A Unidade de Radioisótopos disponibiliza as suas instalações (salas e equipamentos) para a realização de procedimentos experimentais (in vivo e in vitro) que envolvam a manipulação de material radioactivo.

Preços

Os preços dos serviços prestados serão alvo de orçamento prévio e vão depender do procedimento a ser efetuado, da sua duração e do número de utilizadores envolvidos.

Contacte-nos para obter o orçamento.

Trabalhos Realizados

A existência desta unidade permitiu a realização de trabalhos muito diversificados em muitas das áreas científicas existentes na FFUL e iMed.Ulisboa e com colaborações com outras instituições de Investigação nacionais como se pode ver pela lista de artigos selecionados:

Corvo ML, Martins MBF, Francisco AP, Morais JG, Cruz MEM. Liposomal formulations of Cu,Zn-superoxide dismutase: physico-chemical characterization and activity assessment in an inflammation model. J Control Release. 1997;43(1):1-8.

Lopes RM, Corvo ML, Eleuterio CV, Carvalheiro MC, Scoulica E, Cruz ME. Formulation of oryzalin (ORZ) liposomes: In vitro studies and in vivo fate. Eur J Pharm Biopharm. 2012;82(2):281-290.

Moura V, Lacerda M, Figueiredo P, Corvo ML, Cruz MEM, Soares R, de Lima MCP, Simoes S, Moreira JN. Targeted and intracellular triggered delivery of therapeutics to cancer cells and the tumor microenvironment: impact on the treatment of breast cancer. Breast Cancer Res Treat. 2012;133(1):61-73

Contactos

Responsável: Maria Luísa Corvo

Morada – Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa,
Campus do Lumiar,
Estrada do Paço do Lumiar, 22, Edifício F, R/C,
1649-038 Lisboa, Portugal

Tel.: +351 217 500 763

Correio eletrónico: lcorvo@ff.ulisboa.pt

Partilhar