Maria da Graça Tavares Rebelo de Soveral Rodrigues

Professor(a) Catedrático(a)

Nota Biográfica

Graça Soveral é licenciada em Farmácia, doutorada em Farmácia (Bioquímica) pela Universidade de Lisboa, e Professora Catedrática. É subdiretora da Faculdade de Farmácia e group-leader no Instituto de Investigação do Medicamento iMed.ULisboa. A sua investigação está focada no papel dos canais e transportadores membranares na fisiopatologia de doenças como a inflamação, obesidade e cancro, identificação de novos biomarcadores e alvos terapêuticos, e descoberta de compostos para desenvolvimento farmacêutico com aplicação no diagnóstico e em novas terapêuticas. Orientou numerosos estudantes de doutoramento e mestrado, publicou > 100 artigos em revistas internacionais e organizou > 20 conferências internacionais. É atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB), Tesoureiro da Sociedade Portuguesa de Biofísica (SPBf) e membro do conselho da Federação Europeia de Sociedades de Bioquímica (FEBS).

ORCID ID 0000-0001-8487-110X | SCOPUS ID 6602417900 | CIÊNCIA ID 2114-D43A-FDD9

Extensão Interna