Tese Doutoramento em Regime de Cotutela Internacional

Condições de atribuição

• Ser doutorando da ULisboa que, no âmbito da elaboração de tese de doutoramento em programas doutorais congéneres reconhecidos como tal pela ULisboa e por uma instituição universitária estrangeira parceira, realizem essa componente dos programas doutorais sob a orientação de, pelo menos, um professor de cada Universidade.
  • Ter cumprido as exigências requeridas no programa de doutoramento para poder iniciar os trabalhos de elaboração da tese.
  • Dispor de um convénio prévio entre as instituições participantes e o doutorando. Para este efeito existe um modelo aprovado pela ULisboa.

Convénio de Cotutela Internacional

O convénio de elaboração de tese em regime de cotutela internacional deve:

1. Estar redigido em português ou em inglês, francês, espanhol ou italiano.
  2. Estar aprovado e assinado pelos dirigentes máximos das instituições envolvidas ou seus representantes, pelos Presidentes ou Diretores das Escolas envolvidas, pelos orientadores e pelo doutorando.
  3. Incluir obrigatoriamente:
    • Identificação das instituições de ensino superior envolvidas e, respetiva legislação e regulamentação em vigor;
    • Identificação do doutorando;
    • Identificação do doutoramento em que se inscreverá na instituição universitária estrangeira parceira e o grau a ser conferido, especificando o ramo e a especialidade (se aplicável);
    • Identificação do tema da tese;
    • Identificação dos orientadores;
    • Duração total do período de elaboração da tese e o período de tempo a cumprir em cada uma das instituições;
    • Regime de inscrição e propinas a pagar em cada uma das instituições;
    • Idioma e o local para a apresentação da tese;
    • Composição do júri e os procedimentos a seguir na sua nomeação;
    • Responsabilidades de cada instituição nas despesas de deslocação dos membros de júri;
    • Modalidade de atribuição e titulação do grau;
    • Forma de atribuição da classificação;
    • Publicação, exploração e proteção do tema da tese;
    • Informação sobre o seguro escolar;
    • Informação sobre despesas com a deslocação e alojamento do doutorando.

Instrução do processo

Entregar no Gabinete de Estudos Pós-Graduados da FFULisboa os seguintes documentos:

• Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico;
  • Declaração de aceitação do orientador da FFULisboa em como aprova a elaboração da tese em cotutela internacional;
  • Declaração de aceitação do coorientador da instituição de acolhimento;
  • Plano de trabalhos, com a respetiva calendarização a realizar em ambas as instituições.

Gabinete de Estudos Pós-Graduados: doutoramentos@ff.ulisboa.pt