O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário que visa:
– promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do ensino superior;
– oferecer aos estudantes universitários a possibilidade de efetuarem um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa.
Estudantes inscritos em cursos de 1.º ou 2.º Ciclo.
Os alunos estrangeiros que se encontrem a frequentar universidades portuguesas, em programas de mobilidade com duração igual ou inferior a dois anos, não poderão apresentar a candidatura ao Programa Almeida Garrett.
A mobilidade tem a duração de um semestre.
Os estudantes apenas podem efetuar um único período de mobilidade em universidades nacionais.
Ano Letivo 2022/2023
Aviso – Candidaturas Programa Almeida Garrett – 2022/2023
Candidaturas: 01 a 20 de fevereiro de 2022
As candidaturas são efetuadas, exclusivamente, em formato digital no Portal Fénix Edu.Depois de aceder ao Portal com as credenciais, os candidatos devem:
Não são aceites candidaturas de estudantes com valores de propina em dívida para com a FFULisboa.
Resultados:
Se não é estudante da ULisboa mas gostaria de realizar um período de mobilidade em uma das suas 18 Escolas, deve dirigir-se ao Gabinete de Mobilidade da sua Universidade, para formalizar a respetiva candidatura.
Prazos de Candidatura na ULisboa
1.º Semestre: até 15 de maio
2.º Semestre: até 15 de outubro
Para apresentar uma candidatura ao Programa Almeida Garrett deverá contactar: erasmus@ff.ulisboa.pt
Os estudantes interessados em realizar um período de mobilidade na FFULisboa devem dirigir-se ao Gabinete de Mobilidade da instituição de origem para formalizar a respetiva candidatura.
Universidades participantes:
Os estudantes que participam neste Programa não são alvo de qualquer propina adicional, apenas pagam as propinas do ano letivo definidas na instituição de origem.
Todas as unidades curriculares que os estudantes efetuam na instituição de acolhimento devem ser integralmente reconhecidas/creditadas pela instituição de origem desde que correspondam ao que foi previamente definido no Contrato de Estudos.
As questões relacionadas com a viagem e com o alojamento são da inteira responsabilidade dos estudantes selecionados.
É recomendável que os estudantes selecionados procurem alojamento com antecedência. Para o efeito poderão contactar a instituição de acolhimento ou pesquisar opções disponíveis no mercado (exemplos: pensões, hotéis, apartamentos partilhados com outros estudantes ou quartos em casas de famílias).
No final da mobilidade, e uma semana após o regresso a Lisboa, o estudante tem que obrigatoriamente entregar no Núcleo de Planeamento e Gestão Académica da FFULisboa o Certificado de Aproveitamento.
Núcleo de Planeamento e Gestão Académica | Gabinete de Apoio aos Erasmus: erasmus@ff.ulisboa.pt