Programa Almeida Garrett

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário que visa:
– promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do ensino superior;
– oferecer aos estudantes universitários a possibilidade de efetuarem um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa.

Destinatários

Estudantes inscritos em cursos de 1.º ou 2.º Ciclo.

Os alunos estrangeiros que se encontrem a frequentar universidades portuguesas, em programas de mobilidade com duração igual ou inferior a dois anos, não poderão apresentar a candidatura ao Programa Almeida Garrett.

Período de Mobilidade

A mobilidade tem a duração de um semestre.

Para estudantes inscritos em cursos de 1.º Ciclo a mobilidade apenas pode realizar-se a partir do 2.º ano e desde que já disponham de aprovação em, pelo menos, 60 ECTS.

Para estudantes inscritos em cursos de 2.º Ciclo a mobilidade só pode ocorrer a partir do 2.º semestre do 1.º ano.

Os estudantes apenas podem efetuar um único período de mobilidade em universidades nacionais.

Candidaturas – Estudantes FFULisboa

Quando?
De 1 de março a 30 de abril, sendo a candidatura referente ao ano letivo seguinte.

O que fazer?

  1. Preencher o Formulário de Candidatura, datá-lo e assiná-lo.

Preencher o Contrato de Estudos tendo em consideração a oferta formativa da instituição de acolhimento. Datar o documento e assiná-lo.

  1. Entregar a documentação acima mencionada no Núcleo de Planeamento e Gestão Académica da FFULisboa durante o horário de atendimento em vigor.

Candidaturas – Estudantes de Universidades Parceiras

Os estudantes interessados em realizar um período de mobilidade na FFULisboa devem dirigir-se ao Gabinete de Mobilidade da instituição de origem para formalizar a respetiva candidatura.

Universidades participantes:

Prazos de Candidatura na FFULisboa:

1.º Semestre: até 15 de maio
2.º Semestre: até 15 de outubro

Propinas

Os estudantes que participam neste Programa não são alvo de qualquer propina adicional, apenas pagam as propinas do ano letivo definidas na instituição de origem.

Não existe a atribuição de bolsas de estudo para apoiar a mobilidade dos estudantes selecionados.

Não são aceites candidaturas de estudantes com valores de propina em dívida para com a FFULisboa.

Reconhecimento Académico

Todas as unidades curriculares que os estudantes efetuam na instituição de acolhimento devem ser integralmente reconhecidas/creditadas pela instituição de origem desde que correspondam ao que foi previamente definido no Contrato de Estudos.

Qualquer alteração ao Contrato de Estudos inicialmente aprovado deve ser comunicada e aprovada pela instituição de origem.

Caso os estudantes se inscrevam em unidades extracurriculares, os créditos das mesmas poderão não ser reconhecidos pela FFULisboa.

Viagem e Alojamento

As questões relacionadas com a viagem e com o alojamento são da inteira responsabilidade dos estudantes selecionados.

É recomendável que os estudantes selecionados procurem alojamento com antecedência. Para o efeito poderão contactar a instituição de acolhimento ou pesquisar opções disponíveis no mercado (exemplos: pensões, hotéis, apartamentos partilhados com outros estudantes ou quartos em casas de famílias).

Final da Mobilidade

No final da mobilidade, e uma semana após o regresso a Lisboa, o estudante tem que obrigatoriamente entregar no Núcleo de Planeamento e Gestão Académica da FFULisboa o Certificado de Aproveitamento.

Mais Informações

Núcleo de Planeamento e Gestão Académica | Gabinete de Apoio aos Erasmus: erasmus@ff.ulisboa.pt

Partilhar