Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Química Geral

ECTS

7

Objetivos

A Química Geral é uma unidade curricular (UC) basilar que pretende ministrar aos alunos os conhecimentos fundamentais de química ao nível da estrutura atómica e molecular, ligação química e reactividade, em estruturas orgânicas e inorgânicas. Esta UC constitui um suporte pedagógico indispensável para a consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam ao aluno uma adequada progressão em áreas do saber ligadas à química. Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- sistematizar e relacionar conceitos;
- resolver problemas relacionados com os temas abordados, com base nos conhecimentos adquiridos;
- interpretar resultados com espírito crítico;
- adaptar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

Conteúdos programáticos

Estrutura atómica e modelos atómicos. Equação de Schrödinger. Ligação química: iónica e covalente; teoria das orbitais moleculares e da ligação de valência; geometria molecular e hibridação de orbitais atómicas. Cinética química. Cinética do decaimento radioativo; efeitos biológicos da radiação. Moléculas Orgânicas. Estruturas de Lewis. Momento dipolar molecular. Cargas formais. Projeções de Newman e de Fisher. Ressonância. Principais grupos funcionais. Nomenclatura. Estereoquímica. Principais conformações dos cicloalcanos. Isomerismo. Isómeros constitucionais e estereoisómeros. Isomerismo cis-trans. Sistema (E)-(Z). Enantiomerismo. Quiralidade.
Atividade ótica. Sistema (R)-(S). Compostos meso. Estereoisomerismo em compostos cíclicos. Configuração relativa e absoluta. Série D e L. Introdução à química dos metais de transição. Papel dos metais de transição nas macromoléculas. Metais alcalinos e alcalino-terrosos. Oxigénio e seus compostos: propriedades e influência biológica.

Partilhar