Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Química-Física

ECTS

7

Objetivos

Aquisição de conhecimentos e competências sobre os conceitos teóricos básicos e aplicações práticas da Química-Física nas Ciências Farmacêuticas.

Conteúdos programáticos

Termodinâmica Química; leis da termodinâmica; termoquímica; calorimetria; energia de Gibbs e equilíbrio químico. Mudanças de estado; diagramas de fase pressão-temperatura; fluidos supercríticos; equação de Clausius-Clapeyron. Soluções; soluções não electrolíticas; quantidades parciais molares; termodinâmica de misturas; soluções reais e actividades; propriedades termodinâmicas de excesso; coeficiente de partição; solubilidade e partição de fármacos; modelo de Hildebrand; soluções electrolíticas; teoria de Arrhenius; lei de diluição de Ostwald; coeficientes de actividade e teoria de Debye-Hückel. Equilíbrio entre fases; diagramas de fase; propriedades coligativas; soluções isotónicas; destilação de misturas azeotrópicas; misturas eutécticas; diagramas de fase triangulares; líquidos imiscíveis.

Cinética Química; reacções complexas; teorias da velocidade de reacções; catálise heterogénea e homogénea; efeitos da temperatura e solvente; cinética enzimática; equações de Michaelis-Menten e Lineweaver-Burk; estabilidade de fármacos. Fenómenos de superfície; isotérmicas de adsorção; termodinâmica de adsorção; sistemas dispersos; colóides; tensioactivos; micelas; solubilidade micelar e transporte de fármacos; teoria de DLVO; a dupla camada eléctrica. Difusão; leis de Fick; difusão de fármacos em solução; transporte de membrana; coeficiente de permeabilidade; efeito de Donnan; complexação e ligação de proteínas; equação de Scatchard; transporte passivo e activo; fenómenos electrocinéticos.

Partilhar