Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Química Farmacêutica II

ECTS

7

Objetivos

No final da UC o aluno deve demonstrar capacidade para:
- Prever e identificar produtos de degradação de fármacos. Explicar mecanisticamente as possíveis vias de degradação desses fármacos. Trabalhar dados cinéticos de reações químicas de maneira a determinar tempos de semivida de degradação e desenhar perfis de pH-velocidade reconhecendo as zonas de maior ou menor estabilidade dos fármacos.
- Nos grupos terapêuticos leccionados na UC: Relacionar a maior ou menor atividade dos fármacos com o tipo de interações estabelecidas com os respectivos recetores. Perceber os grupos substituintes que melhoram a relação estrutura atividade e porquê. Estabelecer as vias sintéticas de alguns exemplos de fármacos apresentados nas aulas teóricas.
- Relativamente à Química Farmacêutica Inorgânica deverá compreender os mecanismos químicos associados à actividade terapêutica ou à essencialidade de alguns elementos-chave da TP, bem como a toxicidade por estes apresentada.

Conteúdos programáticos

A UC começa por introduzir alguns conceitos necessários ao estudo da estabilidade química de fármacos no processo de desenvolvimento: vias de degradação e cinética. São descritos alguns grupos terapêuticos (esteróides; peptidomiméticos; antivirais, antibacterianos e antimaláricos; analgésicos de ação central; adrenérgicos e anti-histamínicos; fármacos bioconjugados) apresentando os mecanismos moleculares de ação e dando ênfase às relações estrutura-atividade. Por fim, são estudados compostos de natureza inorgânica: i) agentes terapêuticos na osteoporose; ii) papel do centro metálico na formação de complexos com implicações biológicas; iii) compostos inorgânicos usados em imagiologia.
No ensino laboratorial são efetuadas sínteses e caracterização de compostos com atividade farmacológica e o estudo monográfico completo de um composto inorgânico inscrito na Farmacopeia.
No ensino prático são resolvidos exercícios relacionados com a matéria das aulas teóricas.

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