Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Química Farmacêutica I

ECTS

6

Objetivos

A Química Farmacêutica é uma ciência interdisciplinar, logo os alunos deverão ter boas bases em química orgânica, bioquímica e biologia. Os objetivos gerais do ensino-aprendizagem desta UC focam-se na aquisição de conhecimentos científicos e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica para que o estudante possa:
-Definir estratégias e empregar as metodologias atuais na descoberta, desenho e otimização farmacodinâmica ou farmacocinética de novos fármacos;
-Compreender os parâmetros moleculares e mecanismos químicos envolvidos na absorção e metabolização de fármacos e avaliar o impacto na biodisponibilidade;
-Interpretar dados de relações estrutura-atividade e aplicar as conclusões na otimização de protótipos;
-Compreender os mecanismos de ação dos fármacos, nomeadamente de inibidores enzimáticos e antitumorais com ação direta sobre o ADN;
-Aplicar os fundamentos químicos e moleculares de ação dos fármacos ao desenho racional de novos agentes terapêuticos.

Conteúdos programáticos

A UC centraliza-se na descrição dos métodos utilizados para a descoberta de novos fármacos, e na sua otimização para os transformar em moléculas mais ativas. Os tópicos abordados incluem:
-Propriedades moleculares e Farmacocinética: pH e absorção do fármaco. Metabolismo de fármacos. Toxicidade e interações medicamentosas.
-Fragmentos químicos e alvos terapêuticos importantes: Ácidos nucleicos. Hidratos de carbono. Lípidos. Aminoácidos e proteínas.
-Descoberta e Desenho de medicamentos: Otimização das interações com o alvo; modificação química e relações estrutura-atividade (SAR) e QSAR. Síntese combinatória e em paralelo. Descoberta de novos fármacos com recurso à Química Computacional. Pró-fármacos.
-Enzimas como alvos terapêuticos: Cinética e mecanismo de ação de inibidores de enzimas reversíveis e irreversíveis. Inibidores enzimáticos como agentes terapêuticos farmacodinâmicos. Grupos principais.
-Os ácidos nucleicos como alvos terapêuticos.

Partilhar