Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Química Analítica

ECTS

7

Objetivos

A unidade curricular de Química Analítica visa introduzir os fundamentos da Química Quantitativa Clássica, com um enfoque nas Volumetrias, numa perspetiva atual, integrada e crítica. Pretende-se desenvolver no Aluno o conhecimento sobre a fundamentação científica das técnicas utilizadas, a capacidade de interiorizar os conceitos teóricos e de os saber aplicar na prática laboratorial. Para tal, a química relacionada com os aspetos teóricos e práticos das titulações é cuidadosamente estudada.
Deseja-se que o Aluno compreenda os passos reacionais envolvidos nos equilíbrios pertinentes (ácido-base, precipitação, complexação e oxidação-redução) de forma a identificar e justificar quimicamente o papel de cada interveniente numa titulação. Será privilegiado o recurso ao método lógico-dedutivo na aquisição de expressões que facilitem o cálculo analítico. Espera-se ainda que o Aluno fique apto na execução expedita das técnicas laboratoriais e respetivos cálculos.

Conteúdos programáticos

Ensino Teórico
Métodos clássicos de análise química quantitativa.
Volumetria Ácido-Base: cálculo do pH de soluções aquosas, soluções tampão, indicadores e curvas de titulação; Volumetria de Precipitação: métodos argentimétricos; Volumetria de Complexação: titulações com EDTA; Volumetria de Oxidação-Redução: fundamentos de eletroquímica e titulações em oxidação-redução.

Ensino Prático:
Resolução de problemas cobrindo a matéria das Teóricas.

Ensino Laboratorial:
Normas de segurança.
Vol. Ácido-Base: aferição de uma solução de ácido sulfúrico, preparação de soluções de padrões primários e secundários, doseamento do ácido acetilsalicílico num preparado farmacêutico, doseamento do carbonato de lítio num preparado farmacêutico.
Vol. Precipitação: doseamento do cloreto de sódio no soro fisiológico e doseamento do ião iodeto numa amostra de tintura de iodo comercial.
Vol. de Complexação: doseamento do alumínio num comprimido antiácido gástrico e do magnésio num preparado farmacêutico líquido.
Vol. Oxidação-Redução: doseamento do ácido ascórbico num suplemento vitamínico e do peróxido de hidrogénio numa água oxigenada.

Partilhar