Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Neurobiologia

ECTS

4

Objetivos

Os alunos deverão conseguir adquiri a capacidade para identificar as várias células que constituem o tecido nervoso, conhecer a sua origem embriológica, as suas funções e a relevância para a funcionalidade integrada do sistema nervoso, bem como de que forma este se encontra organizado.
Os estudantes deverão ser capazes de reconhecer os principais mecanismos associados à neurodegeneração, comuns a várias doenças neurodegenerativas e neurológicas, bem como algumas alterações relacionadas com o envelhecimento que poderão culminar em demência.
Os alunos deverão apreender os fundamentos associados ao desenvolvimento, adaptação e plasticidade do sistema nervoso, integrando os conhecimentos adquiridos da funcionalidade celular com os mecanismos de função mais complexos, como os relacionados com a formação e processamento da memória e os mecanismos neurobiologicos da visão, do olfato e da audição, e algumas patologias decorrentes da sua disfunção.
As aptidões desenvolvidas pelos estudantes permitirão uma compreensão mais profunda e alargada da ação terapêutica dos agentes farmacológicos ao nível do sistema nervoso.

Conteúdos programáticos

O programa compreende três módulos: o primeiro módulo aborda os estádios embrionários de formação do sistema nervoso central, a sua organização anatómica e histológica, a estrutura, ultra-estrutura e funcionamento do neurónio, a medição e avaliação das propriedades elétricas da membrana, a transmissão sináptica, a receção e transdução de sinal intracelular e a inativação do sinal, as células da glia- oligodendrócitos, células ependimárias, da microglia e astrócitos- e a sua relevância para os mecanismos normais e patológicos do sistema nervoso central. O segundo módulo foca alguns mecanismos que estão na base da patogénese de algumas doenças neurológicas, nomeadamente os papéis da apoptose nas doenças neurodegenerativas, da geração de radicais livres de oxigénio na destruição neuronal, da idade e diferenciação celulares na neurotoxicidade, da neuroinflamação, e a demência e envelhecimento. O terceiro módulo versa o desenvolvimento e modificação cerebral, a formação e processamento de algumas sensações, a formação de circuitos neurais, aprendizagem e memória, os mecanismos neurobiologicos da visão, do olfato e da audição, e algumas das suas disfunções.

Partilhar