Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Micologia – Parasitologia

ECTS

6

Objetivos

O objectivo do programa é promover a aquisição/aprofundamento de conhecimentos e capacidades que permitam caracterizar os agentes etiológicos que assumem grande relevo em saúde pública e uma análise integrada das diversas etapas até ao seu diagnóstico, proporcionar destreza prática dos conceitos tradicionais e inovadores em micologia e parasitologia e uma consciência crítica necessária para permitir que os alunos possam perseguir uma carreira nestas áreas. Assim, as competências a desenvolver incluem: conhecer a relação destes organismos com o Homem, identificar as doenças associadas ao Homem, estar familiarizado com os fármacos utilizados na terapêutica e profilaxia, identificar estes organismos com base nas características morfológicas e fisiológicas, ter um conhecimento adequado da biologia e da epidemiologia das doenças fúngicas e parasitárias no sentido de desenhar estratégias de prevenção e controlo, aplicar os conhecimentos teóricos à prática laboratorial.
A unidade curricular oferece um grande contacto com os aspectos práticos e teóricos de uma ampla gama de agentes patogénicos clinicamente relevantes e de gestão do laboratório.

Conteúdos programáticos

O programa desta unidade curricular fornece conhecimentos teóricos e competências práticas de Micologia e Parasitologia. Serão discutidos aspectos como a estrutura, função e fisiologia, reprodução, classificação e identificação, a interacção destes organismos com o Homem, patogenicidade, técnicas laboratoriais e métodos de manipulação destes microrganismos bem como a sua influência no Homem. Em destaque também as doenças fúngicas e parasitárias mais relevantes e sua apresentação clínica, patogénese, modos de transmissão, prevenção e controlo, as moléculas eficazes no tratamento e profilaxia e mecanismos de resistência aos fármacos utilizados.

Partilhar