Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Métodos em Investigação em Saúde

ECTS

4

Objetivos

Esta unidade curricular optativa – Métodos em Investigação em Saúde (MIS) – tem como objectivo proporcionar aos alunos do MICF da FFULisboa uma abordagem introdutória aos Métodos em Investigação em Saúde. Ao longo da UC serão apresentados conceitos introdutórios de desenho de estudo, métodos, recolha de informação e considerações ético-legais inerentes à investigação em saúde com seres humanos.

A UC está organizada em torno de duas áreas fundamentais: a concepção e redação de um Protocolo de Investigação Científica e a análise dos dados provenientes da investigação.

No final da UC, os alunos deverão estar aptos a:

  1. Identificar a diferença entre uma ideia generalista e uma questão de investigação (QI), bem como reconhecer qual a abordagem metodológica mais adequada para dar resposta à QI e as respectivas vantagens e desvantagens.
  2. Ser capaz de delinear uma estratégia de pesquisa bibliográfica
  3. Ter conhecimentos dos aspectos fundamentais em técnicas de amostragem, quer no que se refere à estratégia de amostragem, como ao cálculo da dimensão da amostra associado aos diferentes tipos de estudos.
  4. Demostrar competências na elaboração e desenvolvimento de pensamento crítico acerca dos aspectos básicos da investigação em saúde com seres humanos, incluindo os condicionantes ético-legais que lhe são inerentes.
  5. Saber identificar as vantagens e desvantagens das diferentes opções metodológicas abordadas ao longo da UC
  6. Entender a relevância e as regras da comunicação de resultados em saúde
  7. Perceber a importância do contributo da Investigação em Saúde com seres humanos para a medição de resultados em saúde e para a decisão baseada na evidência nos diferentes níveis, i.e. industria farmacêutica, decisão clínica, agências reguladoras, academia, poder político.
  8. Identificar quais as principais fontes de erro na investigação em saúde e conhecer quais as estratégias para as minimizar.
  9. Aplicar o conhecimento a casos concretos.

Conteúdos programáticos

Ensino Teórico
I. Os Objectivos e os Métodos na investigação em saúde

II. O processo de investigação

III. O Protocolo de Investigação Científica

IV. A Equipa de investigação
a) Funções dos diferentes elementos numa equipa de investigação
b) Critérios de autoria cientifíca

V. Primeiro passo: Identificação da Questão de Investigação
a) Seleção de um tópico generalista
i. Brainstorming e mapeamento de ideias
ii. Identificação de palavras-chave
iii. Magnitude e especificidades do problema em estudo
iv. O que torna a questão de investigação original?

b) Revisão da Literatura
i. Redação do estado da arte
ii. Pesquisa bibliográfica

VI. Clarificação e especificação da Questão de Investigação
a) Definição de objectivos gerais e específicos
b) Identificação de variáveis a recolher

VII. Estratégias de recolha de informação: consulta de bases de dados; desenho de questionários

VIII. Amostragem: tamanho amostral e estratégia de selecção da amostra

IX. Seleção da abordagem metodológica mais indicada para a investigação
a) Métodos qualitativos na investigação em saúde
b) Métodos observacionais na investigação em saúde
c) Métodos experimentais/de intervenção, na investigação em saúde
d) Revisões sistemáticas e meta-análises

X. Principais fonts de erro na investigação em saúde com seres humanos
a) Viés e confundimento
b) Estratégias de minimização do erro na investigação em saúde

XI. Considerações éticas em investigação em saúde
a) Enquadramento legal
b) Responsabilidades das Comissões de Ética
c) Conflito de interesse
d) Anonimato e confidencialidade

XII. Comunicação dos resultados obtidos na investigação
a) Porquê publicar?
b) Escrita científica: posters, comunicações orais e artigos científicos
c) Estrutura e redacção e um artigo científico
d) Representação gráfica dos resultados obtidos no decurso da investigação

 

Ensino Prático

As aulas práticas consistem no desenvolvimento, em contexto de case study, das temáticas abordadas na teórica, com o seguinte alinhamento:

I. Elaboração de um Protocolo de Investigação Científica sobre tema a escolher pelos grupos
a) Elaboração do State of the art da questão de estudo seleccionada ||Reference managers
b) Ensino tutorial para a elaboração do protocolo de investigação

II. Análise de dados em saúde com recurso ao software EpiInfo®
a) Gestão de dados
i. Construção de uma base de dados
ii. Plano de operacionalização de variáveis (codebooks)
iii. Introdução de dados
iv. Limpeza e estabilização de uma base de dados

III. Manipulação de variáveis (recodificação)

IV. Análise descritiva das variáveis em estudo

V. Análise da associação estatística entre variáveis de interesse
a) Seleção do teste estatatístico adequado
b) Medidas de associação
c) Interpretação do p-value
d) Interpretação dos intervalos de confiança

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