Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Marketing e Empreendedorismo Farmacêutico

ECTS

4

Objetivos

Objetivos

  • Fornecer e aprofundar os conceitos teóricos e atuais da ciência do Marketing e Empreendedorismo Geral e Farmacêutico;
  • Expôr as noções mais atuais sobre análise e estudos de mercado, modelo de negócio, estratégia de entrada no mercado, cadeia de valor, contexto macro-económico e marketing estratégico;
  • Proporcionar meios e caminhos para analisar criticamente o impacto e interligação estratégica do ambiente interno e externo à organização;
  • Apresentar a evolução histórica, as teorias e o processo do empreendedorismo no Mundo e, em particular, o empreendedorismo em Portugal;
  • Conferir aos discentes o conteúdo teórico em sistemas de informação em Marketing e Empreendedorismo e consequente enquadramento regulamentar e de propriedade intelectual;
  • Ensinar os fundamentos teóricos e técnicas para a formulação e criação de um plano estratégico, de um plano de negócio e do consequente plano de marketing. No final da disciplina, os alunos terão criado e defendido um plano de negócio na área empresarial farmacêutica.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos à Indústria Farmacêutica Nacional e Internacional, à Farmácia Comunitária, à Indústria Nutracêutica e de Alimentos Funcionais, às Análises Clínicas e outras atividades empresariais do sector farmacêutico, dotando o candidato de uma visão integradora e crítica dos principais negócios do mercado farmacêutico atual;
  • Confrontar os alunos com experiências relevantes vindas do próprio sector e fornecer ferramentas para as análises da plausibilidade e da viabilidade económica e financeira de um negócio.
  • Estimular a atitude empreendedora do aluno e no aluno e incentivar a compreensão do processo de detecção e de análise das oportunidades de negócios na área farmacêutica;

 

Competências

O aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender a importância do Marketing e Empreendedorismo e o processo de criação e análise;
  • Saber criar um plano de negócio e de Marketing e saber analisar criticamente um plano criado por outros incluindo a leitura do balanço, demonstração de resultados e mapa de tesouraria de uma organização;
  • Avaliar a plausibilidade empreendedora das ideias de negócios e a viabilidade empreendedora de um negócio;
  • Discutir as interligações na cadeia de valor de um negócio, sabendo valorizar o comportamento do cliente, concorrente, fornecedor e organizacional exposto às principais barreiras externas;

Conteúdos programáticos

Ensino Teórico e Prático

 I – Introdução ao Marketing e Empreendedorismo
a) Definição
b) Conceitos
c) Análise Financeira
d) Evolução Histórica
e) Teorias e Modelos
f) Processo
g) Marketing e Empreendedorismo no Mundo
h) Marketing e Empreendedorismo em Portugal

II – Contexto Externo e Interno
a) Definição
b) Conceitos e evolução histórica
c) Agentes e Perfil
d) Inovação
e) Sistema de informação e conhecimento: ERPs, CRMs, CMSs, SLAs
f) Ferramentas de Análise e Decisão

III – Formulação de Estratégica de um Negócio
a) Definição
b) Objetivos, Valores, Missão, Visão
c) Estratégia de Negócio, Funcional, Corporativa, Fusões e Aquisições
d) Indicadores de Performance
e) Ferramentas de Análise

IV – Marketing e Empreendedorismo Aplicado
a) Análise de mercado
b) Da ideia à conceptualização
c) Estratégia de entrada no mercado
d) Posicionamento e segmentação
e) Estratégia de marca e produto
f) Discriminação de preços e cálculo de margens
g) Canais de distribuição e barreiras do canal
h) Lançamento de produtos e serviços
i) Promoção e plano integrado de comunicação
j) Sumário executivo
k) Criação de plano de negócio e de Marketing
l) Técnicas de defesa do plano para diferentes tipos de investidores
m) A importância da liderança aplicada
n) Técnicas avançadas de gestão de tempo

V – Análise crítica de negócio e viabilidade
a) Conceitos
b) Técnicas atuais de análise
c) Filtros estratégicos
d) Tipos de investidores
e) Estudos económicos e financeiros: análise e interpretação
f) Conclusão de Viabilidade

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