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A missão do curso de Laboratório de Farmácia é permitir que o aluno obtenha competências essenciais para a prática profissional em farmácia comunitária. Pretende-se que o aluno seja capaz de integrar conhecimentos previamente adquiridos, bem como novos conhecimentos, realizando tarefas da prática real em farmácia ambulatorial, preparando também o período de estágio de pré-graduação.
Os objetivos específicos do curso estão essencialmente centrados nas funções relacionadas com a prestação de cuidados de saúde, no que concerne ao uso racional do medicamento e outros produtos de saúde, assim como à prestação de serviços descritos nas Portarias n.º 1429/2007 (2 de novembro) e n.º 97/2018 (de 9 de abril), em particular:
No final, os alunos devem ser capazes de planear, organizar e implementar atividades-chave de carácter clínico em farmácia comunitária, em particular os procedimentos e abordagens relacionados com as seguintes atividades descritas na Lei n. º 131/2015 (de 4 de setembro), artigo 75.º, relativo ao ato farmacêutico:
TEMAS | |||
# | Tema | Conteúdos | Docente |
LF1 | Farmácia e serviços farmacêuticos | Desenho de serviços farmacêuticos: condicionantes e requisitos para prestação de serviços (ex. PIM) | FFL |
LF2 | Serviços farmacêuticos essenciais I: dispensa de MSRMO | Aconselhamento em primeira dispensa e MedCheck (ex. PRIME e Show&Tell); dispensa de estupefacientes e psicotrópicos | AMC |
LF3 | Serviços farmacêuticos essenciais II: indicação farmacêutica | Dispensa e aconselhamento de MNSRMO (3ª lista) e DMs | HMF |
LF4 | Serviços farmacêuticos essenciais III: dispensa medicamentos de utilização complexa e | Administração de formas farmacêuticas diferenciadas (ex. dispositivos inalatórios e canetas insulina) | GMP |
LF5 | Serviços farmacêuticos essenciais IV: adesão à terapêutica I | Conceitos e medidas de adesão (ex. BMQ-P) | FFL |
LF6 | Serviços farmacêuticos essenciais IV: adesão à terapêutica II | Intervenções cognitivas, atitudinais, comportamentais (ex: RIM) | AMC |
LF7 | Serviços farmacêuticos essenciais IV: adesão à terapêutica III | Intervenções tecnológicas e económicas (ex. RIM) | AMC |
LF8 | Serviço farmacêutico de revisão da terapêutica | Revisão e acompanhamento farmacoterapêutico (ex. PCNE) | FAC |
LF9 | Serviço farmacêutico de vacinação e de ‘point-of-care’ | Imunização e administração de injetáveis; utilização de testes de screening (ex. glicémia, infeções) | GMP |
LF10 | Serviço farmacêutico de cuidados à pessoa com diabetes | Prestação de cuidados nível I, incluindo a prevenção e tratamento do pé diabético | GMP |
LF11 | Serviços farmacêuticos na prática: simulação com MyDispense | Briefing e resolução de casos simples | AMC |
LF12 | Serviços farmacêuticos na prática: simulação com MyDispense | Resolução de casos complexos e debreifing | AMC |
Dado tratarem-se de aulas laboratoriais, o professor tem o papel de facilitador da aprendizagem baseada na resolução de problemas e cenários adaptados aos objetivos de cada tema. Os alunos desenvolvem o trabalho durante a aula, geralmente em pares, usando os recursos e materiais respeitantes a cada laboratório, sob a orientação do professor. Pretende-se uma atitude de aprendizagem autónoma e responsável, envolvendo interação intra- e inter-grupos, quando não forem realizadas atividades individuais.