Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Histologia e Embriologia

ECTS

5

Objetivos

Os estudantes deverão adquirir a capacidade para identificar e reconhecer a composição e organização microscópica dos tecidos básicos do organismo humano, as suas funções, inter-relações e como eles se integram na formação de órgãos e sistemas. Deverão conhecer o arranjo estrutural, a morfologia, a composição celular e sub-celular dos órgãos do corpo humano e de cada um dos sistemas principais, integrando os conhecimentos anatómicos e relacionando-os com as funções que desempenham.
Os alunos deverão ser capazes de descrever a origem embriológica e a formação normal dos tecidos e órgão humanos bem como as principais características e consequências de algumas malformações congénitas.
Os estudantes deverão ganhar bases de conhecimento necessárias para o estudo da fisiologia humana, fisiopatologia, farmacologia, hematologia, toxicologia, farmacoterapia e bioquímica clínica.
Os alunos deverão igualmente desenvolver e melhorar as suas capacidades de autoestudo e comunicação.

Conteúdos programáticos

O Curso de Histologia e Embriologia encontra-se dividido em três Módulos: o primeiro Módulo fornece uma introdução à organização celular e aos tipos básicos de tecidos (Histologia Geral: Epitélio, Tecido Conjuntivo, Cartilagem, Osso e Desenvolvimento Ósseo, Tecido Muscular, Tecido Nervoso). No segundo apresenta-se em maior detalhe a constituição dos órgãos e sistemas a nível celular e tecidular (Histologia Especial: Pele, Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Imunitário, Endócrino, Urinário, Digestivo e Glândulas Anexas, Reprodutores Masculino e Feminino). Estes assuntos são complementados com exemplos das doenças mais comuns destes sistemas, numa base histopatológica. O último Módulo, Embriologia, apresenta ao aluno o desenvolvimento humano normal e algumas malformações congénitas comuns (Fertilização e Implantação, Desenvolvimento Inicial, Formação dos Folhetos Germinativos, Placenta e Membranas Extra-Embrionárias, Manipulação da Reprodução Humana e Anomalias do Desenvolvimento).

Partilhar