Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Fisiologia Humana

ECTS

6

Objetivos

A Fisiologia Humana é uma das áreas fundamentais para a formação do conhecimento biomédico e biofarmacêutico. Integra diversos conhecimentos da biologia celular à química e bioquímica e à morfologia funcional, sendo essencial para uma compreensão sustentada da farmacologia, da terapêutica e da toxicologia, bem como para a tecnologia farmacêutica e veiculação de fármacos.
Pretende-se que, no final desta unidade, os alunos adquiram os principais fundamentos da organização funcional do corpo humano, da homeostasia,e dos mecanismos que contribuem para a sua manutenção. Da Fisiologia Geral à Fisiologia dos Órgãos e Sistemas e à Fisiologia da Integração, o aluno deverá ganhar uma visão global das principais funções corporais. Este conhecimento deverá ainda proporcionar uma análise dos assuntos relacionados com a abordagem dos problemas de saúde, quer do ponto de vista do seu mecanismo, quer do ponto de vista da sua abordagem terapêutica.

Conteúdos programáticos

Fisiologia Geral - Homeostasia. Organização Neuro-endócrina. O SNA. Sistema Sensorial e Orgãos dos Sentidos. Nervo e Músculo. Contracção muscular. Caracterização geral e Controle. Controle do Movimento e Postura corporal. Fisiologia Especial - Sangue e Hemostase. Coração como musculo e como bomba. Dinâmica circulatória. Controle da Pressão Arterial. Respiração e Ventilação Pulmonar. Definição e função. Hematose. Nefron e Função Renal. Volémia e Osmolalidade do Plasma .Equilibrio Ácido – Base. A micção. Digestão e Absorção dos Alimentos. Períodos Absortivo e Post-absortivo. Fígado e vesicula biliar. Fisiologia Integrada - Ritmos biológicos. A fisiologia das emoções, aprendizagem, memória e fenómenos relacionados. Regulação do Metabolismo, Fome sede e saciedade. Crescimento e Maturação sexual. Função reprodutora. Homeotermia e Temperatura Corporal A Resistência ao Stress. Fisiologia do exercício. Envelhecimento. A “barreira” cutânea.

Partilhar