Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Farmacologia II

ECTS

7

Objetivos

Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos gerais e específicos sobre as diferentes classes farmacológicas no seu conjunto, assim como dos fármacos representativos de cada classe. Os formandos deverão compreender a relação da estrutura química com a actividade farmacológica em cada classe, o mecanismos da ação farmacológica e utilização terapêutica dos fármacos, aspetos farmacocinéticos relevantes para a sua utilização clinica, as indicações terapêuticas, o potencial para desencadearem reações adversas e interações. Utiliza-se por norma a nomenclatura internacional. Os formandos deverão desenvolver  aptidões de reconhecer a atividade farmacológica / indicação terapêutica  dos fármacos atuando nos diferentes sistemas orgânicos, e desenvolver a capacidade de se inteirarem de mecanismos de ação inovadores, suas potenciais utilizações terapêuticas e riscos de utilização em diferentes populações de doentes.

Conteúdos programáticos

Fármacos padrão nas classes farmacoterapêuticas/sistemas orgânicos:
Sistema Cardiovascular: Antihipertensores/cardiotónicos/antiarrítmicos/ antianginosos
Sistema endócrino e metabolismo:
Antidiabéticos:Insulinas/hipoglicemiantes/anti-hiperglicemiantes
Tireoide: antitiroideus/hormonas tiroideas para substituição hormonal; Contraceptivos orais. Anti osteoporóticos;  anti-dislipidémicos.
Sistema Nervoso Central: Antipsicóticos/Antidepressivos/ Ansiolíticos/ Hipnóticos/sedativos/Anticonvulsivantes/Antiparkinsónicos/ neurodegenerescência: demência de Alzheimer.
Quimioterápicos:
i) antimicrobianos: antibióticos, antifungicos Antivirais, Antiprotozoários, antihelmínticos. antissépticos, desinfectantes e esterilizantes.
ii) antineoplásicos - Radioterápicos, quimioterápicos e imunoterápicos . estratégias inovadoras na terapêutica oncológica: anticorpos monoclonais, biespecíficos e proteinas de fusão (anticorpo/quimico) inibidores da Tirosinocinase, formulações direcionadas. Terapias avançadas.

Partilhar