Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Farmacocinética Clínica

ECTS

4

Objetivos

A unidade curricular de Farmacocinética Clínica tem como objectivo aplicar os conceitos de farmacocinética à prática clínica, nomeadamente na monitorização terapêutica de fármacos. A monitorização terapêutica de fármacos tem por objectivo optimizar a terapêutica farmacológica mantendo a concentração plasmática dos fármacos dentro de concentrações terapêuticas. É especialmente importante em fármacos que são conhecidos por se caracterizarem por uma margem terapêutica estreita.

Conteúdos programáticos

Do conteúdo programático desta disciplina fazem parte uma breve revisão dos conceitos básicos de farmacocinética (análise compartimental e não compartimental); determinantes fisiológicos dos parâmetros farmacocinéticos (ADME); aplicação dos princípios de farmacocinética aos regimes posológicos; variabilidade e optimização da posologia e aspectos básicos da farmacocinética populacional.
Os fármacos que serão estudados individualmente são a teofilina, aminoglicosidos e vancomicina; digoxina, anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoina, carbamazepina, valproato, lamotrigina), imunossupressores (ciclosporina, tacrolimus, sirolimus e micofenolato) e antivíricos (zidovudina, estavudina, lamivudina, zalcitabina).

Partilhar