Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Estágio Curricular

ECTS

30

Objetivos

A unidade curricular de estágio tem como objectivos: a) promover a integração do conhecimento adquirido na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no contexto profissional b) promover a integração no meio profissional e a vivência de actividades farmacêuticas em meio comunitário e hospitalar c) promover o contacto directo com os doentes e outros Profissionais de Saúde. Deverá promover o desenvolvimento das seguintes competências:Farmácia Comunitária: organização e gestão;aprovisionamento e armazenamento; interacção farmacêutico/utente/medicamento; dispensa de medicamentos; aconselhamento e prestação de outros cuidados de saúde; preparação de medicamentos; informação e documentação científica.
Farmácia Hospitalar: gestão e organização; distribuição; produção e controlo; informação e actividades de farmácia clínica.

Conteúdos programáticos

Farmácia Comunitária: Organização da farmácia. Os medicamentos e outros produtos de saúde. Aprovisionamento e armazenamento. Interação farmacêutico-utente-medicamento. Dispensa de medicamentos. Indicação Farmacêutica. Aconselhamento e dispensa de outros Produtos de Saúde. Outros cuidados de saúde. Preparação de medicamentos. Contabilidade e gestão.
Farmácia Hospitalar: Estrutura, organização e gestão. Selecção, aquisição e armazenamento. Distribuição. Produção e controlo. Informação e actividades de farmácia clínica. Apoio informativo. Farmacovigilância. Participação em ensaios clínicos; Nutrição assistida. Farmacocinética clínica. Acompanhamento da visita médica. Actividades na enfermaria. Protocolos e linhas orientadoras. Reuniões periódicas de aperfeiçoamento. Comissões técnicas.
Actividades Complementares: Organizadas sob a forma de seminários, cujos conteúdos estão relacionados com o exercício profissional no âmbito da Farmácia Comunitária e/ou da Farmácia Hospitalar.

Partilhar