Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Dermofarmácia e Cosmética

ECTS

4

Objetivos

A disciplina visa promover e aprofundar a aquisição de conhecimentos dos alunos em conceitos da legislação comunitária e nacional dos produtos de cosméticos (PC), da fisiologia da pele e seus anexos e principais afecções cutâneas. Noções gerais das várias preparações existentes no mercado, seus ingredientes, desenvolvimento de formulações de produtos cosméticos bem como do seu aconselhamento serão também objecto de estudo.
Pretende-se assim, transmitir conhecimentos importantes no domínio dos PC para o futuro exercício quotidiano da profissão farmacêutica. O programa ministrado faculta aos alunos uma formação teórica e prática à escala laboratorial. A aquisição de conhecimentos permite proporcionar uma visão global dos aspectos experimentais do desenvolvimento de formulações. A escolha das preparações a realizar nas aulas laboratoriais, procura fornecer aos estudantes, sempre que possível, exemplos de produtos actualmente solicitados nas farmácias e noutros locais de venda.

Conteúdos programáticos

Conceitos de fisiologia cutânea humana e as principais patologias cutâneas farão parte do primeiros conceitos teóricos.
Desenvolvimento e preparação de formulações de aplicação tópica, controlo de qualidade, aspectos legais e o aconselhamento destes produtos (prática farmacêutica) serão sempre focados ao longo das aulas.
Principais preparações usadas em PC, tais como produtos de limpeza, hidratantes, protetores solares, antienvelhecimento, capilares, decorativos e com actividades especiíficas (acne, celulite, antitranspirantes e desodorizantes...) serão ministrados nas aulas teóricas.
A regulamentação, com a aplicação das normas gerais e específicas de rotulagem, de eficácia, de segurança e de boas práticas das preparações tópicas. Saber elaborar um caderno técnico.

Partilhar