Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Bioquímica Clínica

ECTS

5

Objetivos

Nesta unidade curricular os alunos farão uma abordagem das bases da Bioquímica Clínica, incluindo aspectos metodológicos e clínicos, com especial atenção para novos métodos ou novos conceitos na área.
Os tópicos a desenvolver incluem o estudo das vias metabólicas, a etiologia e patogénese da doença, assim como os parâmetros e as metodologias mais utilizadas no laboratório clínico.

Conteúdos programáticos

A Bioquímica Clínica é uma área multidisciplinar que tem como objectivo a determinação de parâmetros bioquímicos e sua utilização no diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença.
Esta disciplina engloba duas vertentes, analítica e interpretativa, e pode compreender a determinação de vários parâmetros, a sua monitorização e análises de emergência.
Os tópicos abordados incluem: proteínas, glícidos e lípidos em Bioquímica Clínica; Equilíbrios ácido-base e hidroelectrolítico; Metabolismos fosfo-cálcico e do ferro; Exploração laboratorial das funções renal, cardíaca, gástrica, intestinal/pancreática e hepática; fisiopatologia da função tiroideia e marcadores bioquímicos.

As aulas práticas têm como objectivo consolidar as matérias abordadas no programa teórico, complementando os conhecimentos com a apresentação e discussão de casos clínicos/laboratorias pelos alunos.

Partilhar