Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Biologia Molecular

ECTS

6

Objetivos

O programa desta UC visa dar aos alunos a formação necessária à aquisição permanente e integração dos conhecimentos fundamentais da biologia molecular da célula eucariótica.
O programa comporta essencialmente o ensino de Temas Específicos, de Modelos de Estudo e de Métodos Experimentais que servem de suporte à aquisição de conceitos actuais sobre estrutura, função e regulação dos genes em organismos superiores, na perspectiva da sua aplicação nas áreas biomédicas e biotecnológicas das Ciências Farmacêuticas.
Esta UC tem como objectivo geral a transmissão do conhecimento actual na área da regulação da expressão de genes de eucariotas. Os alunos deverão compreender os mecanismos moleculares envolvidos assim como conhecer as novas metodologias de análise da expressão genética.
Pretende-se também que o aluno adquira competências na exploração e estudo da literatura científica recente.

Conteúdos programáticos

Temas específicos e Modelos de Estudo: Introdução ao estudo da Biologia Molecular. Tecnologia do DNA recombinante. Bases moleculares da regulação dos genes animais e da diferenciação fenotípica. Cultura de células animais e controlo da proliferação celular. Bases moleculares das doenças genéticas e Diagnóstico molecular. Polimorfismos dos genes humanos: Farmacogenética.
Métodos Experimentais: Clonagem molecular. Sequenciação de DNA. PCR (Polymerase Chain Reaction). Mutagénese dirigida. Transcrição Run-on, Southern blot, Northern blot, Western blot, Ensaios de determinação de sítios de hipersensibilidade à DNase I (DHS), PCR em tempo real (qPCR), Micro-arrays de DNA. Ensaios de Transfecção-transactivação, Ensaios de desvio da mobilidade electroforética (EMSA), Ensaios de DNA footprinting, Imunoprecipitação da cromatina (ChIP). Manipulação genética in vivo. Animais transgénicos. Gene targeting: knock-out e knock-in de genes.

Partilhar