Mestrado em Química Medicinal e Biofarmacêutica

Tópicos Avançados na Descoberta de Fármacos

Para os vários grupos terapêuticos leccionados pretende-se que os alunos sejam capazes de:
(i) compreender o mecanismo de acção dos fármacos e relacioná-lo com o alvo molecular; (ii) compreender que alterações no planeamento racional e /ou na estrutura química podem ser responsáveis por alterações ou modificações na acção terapêutica e na interação com o alvo; (iii) relacionar a potência dos fármacos com o tipo de interacções estabelecidas com o alvo molecular; (iv) descrever qualitativamente as relações estrutura- actividade e perceber quais os grupos substituintes que melhoram a relação estrutura atividade e porquê; (v) estabelecer as vias sintéticas de alguns exemplos de fármacos apresentados nas aulas teóricas.

Na UC são descritos alguns grupos terapêuticos (adrenérgicos, opioides, esteróides); agentes anti e pro-apoptóticos; agentes anti-infecciosos (antivirais e antimaláricos), fármacos usados no tratamento de doenças neurodegenerativas (Parkinson e Alzheimer), bioconjugados.
Para cada grupo terapêutico os fármacos serão caracterizados do ponto de vista físico-químico, são apresentados os alvos moleculares, os mecanismos de ação do ponto de vista químico e será dada particular ênfase às relações estrutura-atividade. Os temas são sempre dados num contexto alargado e integrados com aspetos relevantes da bioquímica, fisiologia, farmácia, farmacologia e biologia estrutural.
O ensino laboratorial (9 h) terá como objectivo familiarizar o aluno com a síntese, purificação e caracterização de compostos com atividade farmacológica.
O ensino prático é destinado à resolução de exercícios e apresentação de estudos de caso. São também analisados e apresentados pelos alunos artigos recentes sobre os temas lecionados nas aulas teóricas.