Mestrado em Química Medicinal e Biofarmacêutica

Produtos Naturais na Descoberta de Fármacos

O principal objetivo é promover a aquisição de conhecimentos científicos e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica do aluno para que adquira as competências necessárias ao desenvolvimento e/ou gestão de atividades de inovação, em ambiente empresarial ou académico, no âmbito da utilização dos produtos naturais na descoberta, desenvolvimento e produção de novos agentes terapêuticos. Assim, no final desta UC o estudante deverá ser capaz de: reconhecer o potencial dos produtos naturais como fonte de fármacos inovadores; reconhecer, selecionar e aplicar corretamente as diversas estratégias e metodologias conducentes à descoberta de novos compostos com potencial aplicação terapêutica; reconhecer a classe ou subclasse química a que pertence um determinado composto natural através da análise da sua estrutura química e com base no conhecimento das vias de biossíntese; relacionar a estrutura química de um metabolito secundário com a sua potencial aplicação terapêutica ou toxicidade.

Módulo I – Descoberta de novos fármacos a partir de fontes naturais.
Perspetiva histórica. Potencial inovador e espaço químico dos produtos naturais. Estratégias de pesquisa de novos compostos naturais bioativos. Estratégias químicas de descoberta e otimização de novos fármacos a partir de quimiótipos naturais.
Módulo II – Introdução à biossíntese.
Engenharia biossintética na descoberta, desenvolvimento e produção de fármacos. Metabolismo primário e secundário. Mecanismos químicos das reações biossintéticas.
Módulo III – Metabolitos secundários com potencial aplicação terapêutica. Poliacetatos aromáticos, terpenoides e alguns esteroides, derivados do ácido xiquímico e alcaloides: vias biossintéticas; relações estrutura-atividade; derivados de síntese como prova da estrutura do farmacóforo.