Mestrado em Química Medicinal e Biofarmacêutica

Métodos de Elucidação Estrutural de Pequenas Moléculas

O principal objetivo desta unidade curricular é ensinar a metodologia básica da caracterização estrutural. Especificamente, pretende-se facultar aos alunos
a aprendizagem dos fundamentos sobre os métodos espectroscópicos com especial realce para a ressonância magnética nuclear e a espectrometria de
massa e a sua aplicação na caracterização estrutural dos compostos orgânicos.

• Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear do protão (1H-RMN): a origem do sinal; equivalência química e magnética; deslocamento químico; acoplamento de spines; constantes de acoplamento. Efeito nuclear de Overhauser.
• RMN do carbono 13 (13C-RMN). Desvios químicos característicos de alguns grupos funcionais. Interpretação de espectros.
• Espectros de RMN bidimensionais. Espectros de correlação homonuclear 1H-1H. (COSY e de NOESY) e heteronuclear 1H-13C (HMQC e HMBC).
• Espectrometria de Massa. Métodos de ionização. Interpretação de Espectros de massa obtidos por impacto eletrónico. Análise de biomoléculas –
aplicações. Técnicas hifenadas de separação e análise de misturas.
• Espectroscopia de UV-Visível.
• Espectroscopia de Infravermelho. Absorções características dos grupos funcionais.