Mestrado em Química Medicinal e Biofarmacêutica

Bioconjugação e Biofármacos

ECTS

5

Objetivos

Nesta disciplina serão ministrados os mais recentes avanços da Química Biológica que permitem a funcionalização de biomoléculas como proteínas ou oligonucleotídeos. Neste contexto, para além da química orgânica avançada, serão estudadas as aplicações destas novas ferramentas na criação de bioconjugados funcionais e as técnicas analíticas (espectrometria de massa e RMN) mais utilizadas na sua caracterização.
Com os conteúdos a seguir descritos, pretende-se que os alunos que frequentem esta disciplina adquiram os conhecimentos necessários para operar no interface da química orgânica-biologia, nomeadamente que ganhem competências na utilização de técnicas avançadas de química orgânica e na manipulação (caracterização e avaliação) de sistemas biológicos.

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução à Química Biológica
  2. Modificação de proteínas com moléculas orgânicas
  3. Funcionalização química de proteínas In vivo
  4. Aplicação da Química biológica na síntese de bioconjugados com
  5. Modificação de oligonucleotídeos com moléculas orgânicas
  6. Introdução aos análogos de oligonucleotídos e aplicações terapêuticas.
  7. Estratégias analíticas para Química Biológica
  8. Seminários individuais apresentados pelos alunos sobre tópicos de Química Biológica

Ensino Prático: Resolução de exercícios de química orgânica com ênfase na elucidação de mecanismos reaccionais e discussão sobre condições reaccionais das transformações utilizadas em bio-conjugação. Análise e discussão sobre conjugados reportados na literatura especializada. Exercícios sobre elucidação estrutural de moléculas orgânicas e proteínas tendo por base espectrometria de massa espectroscopia de ressonância magnética nuclear

Partilhar